metropoles.com

Do Val diz ter boa relação com irmãos Bolsonaro e quer CPI contra Lula

Na quinta (4/2), Marcos do Val prestou depoimento à Polícia Federal para esclarecer uma suposta reunião entre Daniel Silveira e Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O senador capixaba Marcos do Val em detalhe, olhando celular para o lado, em aniversário na Academia da Polícia Militar - Metrópoles
1 de 1 O senador capixaba Marcos do Val em detalhe, olhando celular para o lado, em aniversário na Academia da Polícia Militar - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em transmissão ao vivo realizada nesta sexta-feira (3/2), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou que recebeu apoio de Flávio e Eduardo Bolsonaro após ameaçar pedir reúncia ao cargo e divulgar informações sobre um suposto plano para gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na noite dessa quinta-feira (4/2), Do Val prestou depoimento na Polícia Federal (PF) para prestar esclarecimentos sobre um suposto encontro entre o ex-deputado Daniel Silveira, preso nessa quinta, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). À PF, ele culpou Daniel pelo plano contra Moraes.

Segundo Do Val, o encontro teria ocorrido em uma da residências oficiais da Presidência da República. No encontro, Silveira teria sugerido que Do Val influenciasse Moraes a afirmar que agiu de forma ilegal durante as eleições de 2022. O ex-deputado também pediu que Do Val gravasse a conversa.

Ao longo dessa quinta, o senador relatou o caso em diversas entrevistas, mas apresentou versões contraditórias do suposto ocorrido. Durante a transmissão desta sexta, Do Val criticou a imprensa por divulgar os fatos contraditórios e disse que, apesar de ameaçar renúncia, não sairá do cargo.

Do Val também afirmou que pretende pedir abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros.

“Estou insistindo na abertura da CPI, porque na abertura da CPI eles quebram o sigilo de documentos. […] Estamos em um momento muito sensível com o atual presidente sob comando, estamos entrando em rota de colisão com ele e o ministro da Justiça. […] Eu não vou recuar, daqui pra frente vai ser a batalha cada vez maior”, afirmou.

Família Bolsonaro

Ao citar a ameaça de renúncia, Do Val disse que recebeu apoio de Flávio e Eduardo Bolsonaro. Os irmãos teriam pedido que Do Val saísse do Podemos e se filiasse ao PL, sigla da qual Bolsonaro faz parte. Segundo Do Val, o pedido também teria sido reforçado por Valdemar Costa Neto, presidente do partido.

“O PL fez o convite para que eu integrasse o partido. Eu disse ao Valdemar que muito me honra o convite, mas não é o momento. Eu prefiro estar nessa batalha sozinho para não incluir o partido como se tivesse formado um grupo contra o presidente”, disse.

Do Val continuou: “Eduardo e Flávio que me deram todo o apoio, pediram para que eu entrasse no partido. Disse que não, não vou expor. Deixa que eu continuo na linha de frente”.

Em nota enviada ao Metrópoles, a equipe de Valdemar Costa Neto afirmou que o presidente do partido não convidou Marcos Do Val a integrar a sigla. O próprio senador teria procurado o PL para se filiar, informou a assessoria.

De acordo com a equipe do político, Do Val assinaria a ficha de filiação na quinta-feira (2/2). Segundo a nota, o presidente do partido chegou a conversasr com Magno Malta, que comanda o PL no Espírito Santo e foi contra a filiação.

Valdemar afirmou que nunca havia conversado com Marcos Do Val, mas que aceitou recebê-lo em seu partido porque a sigla estava perdendo senadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?