metropoles.com

Do terceirão para a vida? Entenda relação antiga de João Campos e vice

Amizade de João Campos, prefeito de Recife, e Victor Marques começou ainda na faculdade e se estende até os dias de hoje

atualizado

Compartilhar notícia

João Campos e vice
1 de 1 João Campos e vice - Foto: null

O prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB), escolheu Victor Marques (PCdoB) como vice-prefeito para disputar as eleições municipais deste ano. A relação dos dois ganhou grande repercussão nas redes sociais depois que garimparam uma foto de João e Victor ainda adolescentes.

O Metrópoles conversou com pessoas próximas aos pré-candidatos à prefeitura de Recife a respeito da relação entre os dois e como foi construída ao longo dos anos. A amizade, nas redes sociais, foi alvo tanto de críticas quanto de piadas no tocante ao longo relacionamento.

O post que viralizou no X, antigo Twitter, mostra uma foto de João Campos e Victor Marques ainda bem novinhos, inclusive com aparelho e espinhas no rosto. A publicação tinha a seguinte legenda: “Do terceirão pra v̶i̶d̶a̶ prefeitura do Recife”.

Confira:

4 imagens
João Campos, prefeito do Recife (PE)
João Campos e Lula
João Campos (PSB) venceu a eleição no Recife (PE)
1 de 4

Reprodução
2 de 4

João Campos, prefeito do Recife (PE)

Câmara dos Deputados
3 de 4

João Campos e Lula

Ricardo Stuckert / PR
4 de 4

João Campos (PSB) venceu a eleição no Recife (PE)

Rodolfo Loepert/Divulgação

“Prefeitura toda é um grande clube de famílias influentes da elite recifense”, diz um internauta.

No entanto, ao contrário do que diz a publicação, João e Victor se conheceram no primeiro ano de faculdade de engenharia, na Universidade de Pernambuco (UPE), quando tinham 17 e 16 anos, respectivamente.

João Campos entrou na faculdade em 2011, quando o pai dele, Eduardo Campos, era governador de Pernambuco. Segundo pessoas próximas, o prefeito de Recife e Victor Marques não participaram de movimentos dentro da UPE, no entanto, João estava ligado a questões partidárias.

Depois da faculdade, os amigos chegaram a trabalhar juntos no governo do estado. Na época, João Campos estava lotado no gabinete do então governador Paulo Câmara, atual presidente do Banco Nordeste.

Mais tarde, em 2021, João Campos chegou à Câmara dos Deputados e levou Victor Marques, que assumiu como chefe de gabinete do então candidato. A relação entre os dois se manteve e, já na prefeitura de Recife, Marques continuou na chefia do gabinete de Campos.

Escolha do vice

João Campos aparece liderando as pesquisas para prefeitura de Recife. Diante disso, partidos demonstraram interesse em indicar o vice na chapa. Inclusive, o Partido dos Trabalhadores (PT) pleiteou um nome para concorrer com João Campos.

Antes da indicação do vice, o prefeito de Recife filiou quatro secretários a partidos da base governista, sendo eles do MDB, PCdoB, Republicanos e União Brasil. Logo depois, exonerou dois deles antes da data limite para concorrer a um cargo público, como determina a legislação eleitoral.

O PT, no entanto, manteve interesse na vaga de vice. Inclusive, João Campos chegou a se encontrar em Brasília (DF) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR).

Apesar das investidas, o nome do amigo de longa data do prefeito de Recife foi o escolhido para compor a chapa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?