metropoles.com

Dívida com Imposto de Renda poderá ser renegociada com a União

O programa estará disponível a partir de 1º de março e ficará aberto até as 19h do dia 30 de junho de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Foi publicada portaria da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que permite a renegociação de dívidas registradas entre os meses de março e dezembro de 2020, de pessoas jurídicas ou físicas, decorrentes dos impactos causados pela pandemia da Covid-19.

O programa estará disponível a partir de 1º de março e ficará aberto até as 19h do dia 30 de junho de 2021. Será possível negociar tributos do Simples Nacional e Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2020.

A renegociação vai depender de avaliação estabelecida pela PGFN, sobre a capacidade de pagamento dos contribuintes. Como critério de adesão, será analisada a redução da renda bruta mensal de pessoas físicas durante a pandemia, em comparação com o rendimento registrado em 2019, no mesmo período.

É importante que os contribuintes indiquem quais foram os impactos gerados pela pandemia. As informações prestadas serão comparadas com dados econômicos fiscais disponíveis na plataforma do governo.

Descontos de até 100%

As pessoas que forem selecionadas para renegociar as dívidas poderão pagar uma entrada de 4% do débito. Será possível parcelar o valor em até 12 meses.

O resto do saldo poderá ser dividido em até 133 meses para pessoas físicas, microempresas, empresas de pequeno porte, empresários, instituições de ensino e Santas Casas de Misericórdia.

Descontos de até 100% sobre os valores de multas, juros e encargos também serão possíveis, respeitando o limite de até 70% do valor total do endividamento. Já no caso de pessoas jurídicas, o valor restante da dívida pode ser dividido em até 72 meses, com descontos de até 100% em encargos, respeitando 50% do total da dívida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?