metropoles.com

DivertidaMente: post do BC sobre gastos é visto como indireta a Lula

Publicação na web inspirada no filme DivertidaMente 2 sobre conter impulso de gastar foi entendida como uma provocação ao governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Imagem colorida de postagem do Banco Central sobre Controle de Gastos
1 de 1 Imagem colorida de postagem do Banco Central sobre Controle de Gastos - Foto: Reprodução/Instagram

De carona no filme DivertidaMente 2, uma publicação do Banco Central (BC), publicada nesta terça-feira (25/6), soou como uma indireta ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o controle dos gastos públicos. Nos comentários, os internautas identificaram o destino da indireta.

O post no feed de uma rede social apresenta uma montagem com duas figuras, ambas do filme. Na primeira aparece a frase “Aaaah, uma nova emoção!”, com expressão de susto de uma das protagonistas.

Na parte inferior da montagem a expressão é de frustração, com a frase “Oi, eu sou a vontade de gastar sem poder”. Nela aparece a personagem com um cartão nas mãos.

Além da imagem, a postagem do Banco Central vem acompanhada de um texto que diz ser necessário manter o controle das emoções ao realizar compras e evitar ser impulsivo. “Antes de comprar, pergunte-se se realmente precisa do item.”

Na sequência, a orientação é ter um planejamento para as despesas. “Planejar suas finanças permite identificar prioridades, economizar e evitar dívidas”. Ao final, o banco se coloca como uma fonte de informações para orientar decisões financeiras.

“Quer mais dicas sobre como tomar decisões financeiras mais seguras e eficazes? Acesse https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira.”

Quatro horas após a publicação, havia 276 comentários. Usuários da rede social entenderam a publicação como uma provocação ao governo federal. “Tem que marcar o governo federal aqui, né”, diz um deles. Outro diz “Indireta para o governo né. Quem pegou o código”, ironiza.

Relação

A relação que é feita entre a publicação na rede social e a possível disputa entre a instituição e o governo federal tem a ver com críticas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Completam o contexto, as pontuações do BC sobre as despesas públicas, que aparecem em comunicados e atas de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Em um dos episódios recentes, Lula fez ataques duros a Campos Neto por causa da taxa básica de juros, a Selic. Em uma entrevista para a Rádio CBN, Lula chegou a dizer que Campos Neto teria “rabo preso a compromissos políticos”.

“Nós vamos repetir o (Sergio) Moro? O presidente do BC está disposto a fazer o mesmo papel que o Moro fez? Com o rabo preso a compromissos políticos?”, disparou Lula ao levantar a hipótese de que Campos Neto poderia ter compromissos com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PR).

A última reunião do Copom, na quarta-feira (19/6), presidido por Campos Neto, encerrou o ciclo de redução da Selic. O evento foi precedido pela elevação do tom de Lula contra o presidente do BC. O índice foi mantido em 10,5%.

A ata do Copom que justificou a decisão pontuou vários fatores internos e externos, mas também destacou ser importante o controle dos gastos públicos. “O Comitê reafirma que uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida contribui para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de risco dos ativos financeiros, consequentemente impactando a política monetária.”

Em outro trecho, o Copom reforça a necessidade de que o governo conquiste credibilidade ao compromisso fiscal e é duro sobre a posição do colegiado. “O Comitê não se furtará de seu compromisso com o atingimento da meta de inflação.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?