Distrito Agroindustrial de Aparecida (GO) tem obras autorizadas
Empreendimento deve gerar 30 mil empregos diretos e indiretos e impulsionar o desenvolvimento econômico do município goiano
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Foi assinada, em Aparecida de Goiânia, município da região metropolitana da capital goiana, a ordem de serviço para obras de implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot). Segundo a prefeitura, serão gerados cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos.
A obra será coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Serão investidos R$ 130 milhões do estado na implantação do novo distrito industrial, incluindo a transformação da área onde funcionava a Colônia do Regime Semiaberto do Complexo Prisional.
“O Dianot é um sonho para a cidade. Nele, serão 30 mil empregos direitos e indiretos. O governador Ronaldo Caiado entendeu a necessidade de transferir o semiaberto de local e transformar ali no Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira. Hoje, estamos assinando a ordem de serviço para início das obras. Isso mostra a seriedade e o compromisso do governo de Goiás e a parceria que temos tido em potencializar o desenvolvimento de Aparecida”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano (UB).
O Dianot será o segundo maior distrito agroindustrial do estado de Goiás. O distrito terá 2 milhões de metros quadrados de área total, sendo 40 mil metros quadrados do semiaberto e o restante da área pertence à Codego. Serão 359 lotes com localização privilegiada, próxima à BR-153, na Região Leste de Aparecida de Goiânia. A expectativa é de que sejam criados cerca de 30 mil postos de empregos diretos e indiretos.
O novo distrito terá infraestrutura completa, drenagem urbana, pavimentação asfáltica, estações de tratamento de água e de esgotamento sanitário. O Dianot vai favorecer o crescimento econômico da região a partir de 2025, quando as primeiras etapas da obra serão entregues. A previsão para conclusão total é para o ano de 2026.
“Serão quatro módulos de obras que vão fazer nascer o distrito, como a pavimentação, urbanização, a parte de estação de tratamento de esgoto e água. À medida que o processo de obras for amadurecendo, logo sairá o processo seletivo de áreas do Dianot para que sejam efetivamente ocupadas pelas empresas que demonstrem vocação de investimento e empregabilidade. É uma obra que vai transformar a vida das pessoas”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Sales.
O presidente da Codego, Francisco Jr., afirmou que o órgão está realizando processo para escolha das empresas que tenham interesse em se instalar no Dianot. “Um dos grandes problemas é quando a empresa é selecionada, a área é entregue para ela, passa dez anos e nada acontece. Para evitar esse tipo de situação, nós estamos fazendo uma seleção para dar ampla segurança jurídica para as empresas e para o estado e logo depois a venda das áreas. Eu acredito que até o final do ano nós teremos as empresas selecionadas e organizadas para início de 2025 as empresas iniciarem as obras na primeira etapa.
O município garantiu a isenção tributária das áreas do Dianot até que elas sejam transferidas para as empresas. O projeto de lei (PL) 3.732/2023, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Vilmar Mariano, concede isenção do Imposto Territorial Urbano (ITU) e Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) à Codego para implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia