Distribuidoras de combustível são alvo de operação no Paraná
Segundo investigações, quadrilha formada por gerentes das três maiores empresas do setor controlava preços ilegalmente nos postos
atualizado
Compartilhar notícia
A Divisão de Combate à Corrupção, da Polícia Civil do Paraná, deflagrou nesta terça-feira (31/7) a operação “Margem Controlada” que investiga uma quadrilha formada por gerentes e assessores comerciais das três maiores distribuidoras de combustíveis do país. Juntas, as empresas dominam 70% do mercado brasileiro.
Investigados durante um ano, a quadrilha agia em Curitiba. A suspeita é que estas distribuidoras controlavam de forma indevida e criminosa o preço dos combustíveis nos postos de gasolina, restringindo assim o mercado e prejudicando a livre concorrência.
Segundo informações da Polícia Civil do Paraná, mais de 50 policiais, quatro delegados da Divisão, dois promotores de Justiça e servidores do Instituto de Criminalística participam da operação, que acontece na cidade de Curitiba. Ao todo serão cumpridos 20 mandados judiciais, sendo oito de prisão e 12 de busca e apreensão. A Justiça ainda determinou o afastamento do sigilo telemático (do e-mail) de nove pessoas. Alguns dos mandados serão cumpridos nas sedes administrativas das distribuidoras na capital paranaense.
Na prática o esquema criminoso funcionava da seguinte maneira: representantes das distribuidoras vendiam o litro do combustível de acordo com o preço que seria repassado pelo dono do posto bandeirado — controlando assim o preço nas bombas e, conseqüentemente, a margem de lucro dos empresários.
Os suspeitos responderão pelos crimes de abuso de poder econômico e organização criminosa. Se condenados a pena pode ser de 2 a 13 anos de reclusão. Incentivando denuncias, a Divisão de Combate à Corrupção criou um e-mail (dcco.denuncia@pc.pr.gov.br) para receber delações sobre a atuação ilegal de representantes de distribuidoras. (Com informações da Polícia Civil do Paraná)