metropoles.com

Distribuidoras de combustível são alvo de operação no Paraná

Segundo investigações, quadrilha formada por gerentes das três maiores empresas do setor controlava preços ilegalmente nos postos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Posto Jarjour faz um dia de promoção – Brasília(DF), 04/06/2016
1 de 1 Posto Jarjour faz um dia de promoção – Brasília(DF), 04/06/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Divisão de Combate à Corrupção, da Polícia Civil do Paraná, deflagrou nesta terça-feira (31/7) a operação “Margem Controlada” que investiga uma quadrilha formada por gerentes e assessores comerciais das três maiores distribuidoras de combustíveis do país. Juntas, as empresas dominam 70% do mercado brasileiro.

Investigados durante um ano, a quadrilha agia em Curitiba. A suspeita é que estas distribuidoras controlavam de forma indevida e criminosa o preço dos combustíveis nos postos de gasolina, restringindo assim o mercado e prejudicando a livre concorrência.

Segundo informações da Polícia Civil do Paraná, mais de 50 policiais, quatro delegados da Divisão, dois promotores de Justiça e servidores do Instituto de Criminalística participam da operação, que acontece na cidade de Curitiba. Ao todo serão cumpridos 20 mandados judiciais, sendo oito de prisão e 12 de busca e apreensão. A Justiça ainda determinou o afastamento do sigilo telemático (do e-mail) de nove pessoas. Alguns dos mandados serão cumpridos nas sedes administrativas das distribuidoras na capital paranaense.

Na prática o esquema criminoso funcionava da seguinte maneira: representantes das distribuidoras vendiam o litro do combustível de acordo com o preço que seria repassado pelo dono do posto bandeirado — controlando assim o preço nas bombas e, conseqüentemente, a margem de lucro dos empresários.

Os suspeitos responderão pelos crimes de abuso de poder econômico e organização criminosa. Se condenados a pena pode ser de 2 a 13 anos de reclusão. Incentivando denuncias, a Divisão de Combate à Corrupção criou um e-mail (dcco.denuncia@pc.pr.gov.br) para receber delações sobre a atuação ilegal de representantes de distribuidoras. (Com informações da Polícia Civil do Paraná)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?