Disque-Censo começa a funcionar para domicílios ainda não recenseados
Esta é a primeira vez que o IBGE usa a ferramenta para finalizar os atendimentos do Censo, ainda não concluídos
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta terça-feira (27/12), a ampliação do Disque-Censo 137 para todos os estados do país. A ferramenta permite que pessoas de domicílios ainda não consultados para o Censo 2022 entrem em contato com os recenseadores.
As ligações, gratuitas, podem ser feitas em todos os dias da semana entre 8h e 21h30. Esta é a primeira vez que a ferramenta telefônica é utilizada para concluir um Censo e 120 agentes censitários de pesquisa participam do atendimento.
A coleta do levantamento começou no mês de agosto e tem sido prorrogada desde então, por dificuldades como a falta de recenseadores. De acordo com o IBGE, porém, mais de 80% da população já foi consultada.
O Disque-Censo foi inaugurado no fim de novembro. A princípio, apenas nos estados de Piauí e Sergipe. Desde então, tem aumentado a abrangência e já atendeu mais de 430 chamadas.
Para saber se o município já conta com o atendimento disponível, é necessário checar o site do Disque-Censo.
Veja como funciona:
- Ao receber a ligação, os agentes pedem a confirmação do morador de que nenhuma outra pessoa residente no mesmo domicílio respondeu ao Censo. Caso o morador confirme, a chamada prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação;
- A partir da conferência no banco de dados, o agente informa se o endereço consta como visitado ou não;
- Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e o atendimento é encerrado;
- Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.