Disputa pela prefeitura de Curitiba terá segundo turno bolsonarista
Candidatos que disputam o 2º turno em Curitiba são alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Candidato apoiado pelo PT ficou de fora
atualizado
Compartilhar notícia
O segundo turno na capital do Paraná, Curitiba, será disputado por dois candidatos bolsonaristas: o vice-prefeito da cidade, Eduardo Pimentel (PSD), e a jornalista Cristina Graeml (PMB). Concorrendo pelo nanico PMB, o Partido da Mulher Brasileira, Graeml conseguiu avançar para o segundo turno.
Ela, inclusive, teve votação próxima da de Pimentel neste domingo (6/10), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 100% das seções totalizadas, o candidato do PSD recebeu 313.347 votos (33,51%), enquanto a candidata do PMB totalizou 291.523 votos (31,17%).
Racha no bolsonarismo
Cristina Graeml é conservadora e nunca concorreu anteriormente. Ela concorre em uma chapa pura, sem apoio de nenhum outro partido. O vice em sua chapa é o advogado e empresário Jairo Ferreira Filho.
O crescimento da candidata ocorreu a partir da gravação de um vídeo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em que ele disse apoiá-la.
Ver essa foto no Instagram
A situação causou um desconforto na campanha, visto que o vice na chapa de Pimentel é o ex-deputado federal Paulo Martins, do PL. Bolsonaro tem se afastado de candidaturas do PSD de Gilberto Kassab.
A arrancada da candidata do PMB tirou do segundo turno o candidato apoiado pelo PT do presidente Lula, o deputado federal Luciano Ducci, do PSB, que também tinha o apoio do PCdoB, do PV e do PDT. Ducci somou 181.770 votos (19,44%) e ficou em terceiro lugar no primeiro turno.
Confira a página especial sobre as Eleições de 2024
O segundo turno das eleições municipais está marcado para 27 de outubro, último domingo do mês.