metropoles.com

Diretor de cadeia é exonerado após indício de tortura contra presos em MT

Mais quatro agentes foram removidos para outros municípios depois da inspeção do Gaedic e Corregedoria da Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/NSC Total
Penitenciária Sul, em Criciúma
1 de 1 Penitenciária Sul, em Criciúma - Foto: Arquivo/NSC Total

O diretor do presídio de Água Boa (MT), Valmir Barros Christ, foi exonerado nessa quarta (18/8). Ele foi indiciado por tortura e tratamento cruel, desumano e degradante aos presos no local. Outros quatro policiais penais foram removidos para outros municípios por determinação da Segurança Pública. A informação é do portal RD News.

O Grupo de Atuação Estratégica do Sistema Carcerário (Gaedic/Sistema Prisional) e Corregedoria de Justiça fizeram uma vistoria surpresa em julho.

Após a conclusão e registro do que foi observado no local, em relatório, o Gaedic e a Corregedoria de Justiça recomendaram ao secretário Jean Carlos Gonçalves que abrisse procedimento para apurar as denúncias, com base nos elementos levantados. Na data da checagem, 624 presos estavam detidos em Água Boa.

No trabalho, os defensores públicos que integram o Gaedic percorreram, junto com os juízes Marcos Faleiros, Emerson Cajango e Eduardo Calmon de Almeida, os raios do presídio, ouviram os presos e identificaram e registraram, em imagens, as lesões corporais. Posteriormente, ouviram os detidos formalmente na sede do Fórum da cidade.

“De todo o apurado foi possível constatar indícios da prática de atos de tortura, tratamento cruel, desumano ou degradante que precisam ser devidamente apurados em todas as esferas…para coibir atos ilegais e estabelecer um padrão constitucional de devido tratamento aos seres humanos presos naquela unidade”, diz trecho do ofício encaminhado ao secretário Gonçalves.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?