metropoles.com

Diretor da PF pede concurso para adequar força a PEC da Segurança

Caso aprovada, a PEC proposta pelo governo Lula amplia os poderes e deveres da Polícia Federal, mas a instituição disse precisar de reforço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
Imagem colorida do diretor-geral da PF Andrei Rodrigues - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do diretor-geral da PF Andrei Rodrigues - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

O delegado Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, indicou que, caso aprovada, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública mudará pouco no dia a dia da instituição, mas apontou ser necessário reforçar o pessoal por meio de concursos públicos.

A PEC da Segurança foi apresentada na quinta-feira (31/10) em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, no Palácio do Planalto.

O texto amplia as responsabilidades da PF e da PRF, que, se o texto for aprovado, poderão atuar ostensivamente contra crimes que ocorram em mais de um estado. “Tendo interestadualidade e autorização do ministro, isso já permitia nossa atuação. Mas agora dá status constitucional, dá maior segurança jurídica, e normatização para a medida e vejo absolutamente favorável a medida”, afirmou, nesta sexta-feira (1º/11), o diretor da PF.

“Já temos importantes demandas e sempre essa carência de efetivos. Tenho absoluta confiança na sensibilidade do governo de autorizar concursos”, seguiu Andrei Rodrigues. “É uma proposta do Ministério a Justiça, ao qual estamos subordinados. Mas no que diz respeito à nossa instituição, no que nos compete, não há nenhuma divergência interna. Não vejo nenhum problema nessa medida”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?