metropoles.com

Ministério dos Direitos Humanos cria gabinete de crise para acompanhar Yanomamis

Gabinete de crise do ministério vai monitorar a situação dos indígenas e propor ações contra violações de direitos humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra Silvio Almeida toma posse como ministro dos Direitos Humanos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Silvio Almeida toma posse como ministro dos Direitos Humanos - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou um gabinete de enfretamento à crise humanitária que se instalou no território dos Yanomamis, em Roraima. O objetivo do grupo é acompanhar a situação dos indígenas e propor medidas de contingenciamento.

Além disso, o gabinete vai planejar ações de médio e longo prazo, visando cessar as violações de direitos humanos na região.

Os Yanomamis e outras comunidades indígenas têm sido atingidas pela malária e falta de acesso à saúde pública, além da infecção por mercúrio, devido ao garimpo ilegal que avançou nos últimos anos.

Entre as atribuições do gabinete de crise estão a realização de visitas no território indígena; a produção de dados sobre as violações de direitos humanos do povo Yanomami para subsidiar políticas públicas; a elaboração de um plano de ação para enfrentamento da crise; entre outras tarefas.

Nessa sexta-feira (27/1), o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, se reuniu com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, para tratar do tema.

Na ocasião, Almeida afirmou que uma comissão de diversos órgãos, coordenada pela Casa Civil e incluindo o Ministério dos Direitos Humanos, o da Defesa e o da Saúde, segue em delegação para os territórios indígenas, na próxima terça-feira (31/1).

“O MDH está atento a isso nessa ação que é do governo brasileiro. Na terça-feira vai uma delegação do MDH a fim de produzir um relatório detalhado sobre a situação dessas áreas e dos indígenas, que possibilitem a tomada de decisões”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?