metropoles.com

Temer repudia estupro e convoca reunião sobre violência contra mulher

O caso gerou revolta nas redes sociais depois que um dos agressores divulgou um vídeo com imagens da menina de 16 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula Marques/Agência PT
Michel Temer
1 de 1 Michel Temer - Foto: Lula Marques/Agência PT

Depois de um dia de silêncio, o governo do presidente em exercício Michel Temer escalou o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para repudiar o estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos no Rio. O caso gerou revolta nas redes sociais depois que um dos agressores divulgou um vídeo com imagens da menina.

O presidente interino também afirmou que fará uma reunião na próxima terça-feira (31) com o objetivo de conversar com os secretários de segurança pública de todos os estados a respeito da violência contra a mulher. No encontro, Temer irá propor a criação de um departamento na Polícia federal que agrupe informações estaduais e coordenem ações em todo o país.

Na nota, o ministro diz que o órgão está à disposição da Secretaria de Segurança Pública do Rio para auxiliar nas investigações e que o tema da violência contra mulher vai ser discutido na próxima terça-feira em uma reunião com os secretários de Segurança do país.

“O estupro representa a maior violência à dignidade da mulher e deve ser duramente reprimido”, diz o texto.

Na quinta-feira (26/5), a presidente afastada Dilma Rousseff se manifestou sobre o caso nas redes sociais. Temer,  por enquanto, não fez nenhuma manifestação pública.

A adolescente de 16 anos disse, em depoimento a policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil do Rio, que foi atacada por 33 homens armados de fuzis e pistolas. Ela contou que, no último sábado, 21, fora visitar o namorado no morro do Barão, na Praça Seca, zona oeste carioca, e só lembra de ter acordado, no dia seguinte, “dopada e nua”, em uma casa desconhecida, cercada pelos agressores.

De acordo com o Jornal Nacional, da TV Globo, quatro homens já foram identificados e tiveram a prisão preventiva pedida: Marcelo Miranda, Michel Brasil, Lucas Santos e Raphael Belo. Dois deles publicaram as imagens na internet e outro aparece no vídeo divulgado nas redes sociais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?