metropoles.com

“Se homens engravidassem, aborto já estaria resolvido”, diz Barroso

Durante evento nos Estados Unidos, ministro do Supremo reafirmou posição favorável ao direito da mulher de interromper a gravidez

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CARLOS HUMBERTO/STF
Lu–s-Roberto-Barroso-Carlos-Humberto-STF-840×577
1 de 1 Lu–s-Roberto-Barroso-Carlos-Humberto-STF-840×577 - Foto: CARLOS HUMBERTO/STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso afirmou neste sábado (6/4) que o debate em torno da legalização do aborto estaria resolvido “há muito tempo” caso os homens engravidassem. Barroso, que é favorável à legalização do aborto, considera que a criminalização prejudica de forma desproporcional as mulheres pobres que não têm acesso ao sistema público de saúde.

“Porque se só a mulher engravida, para ela ser verdadeiramente igual ao homem, ela tem que ter o direito de querer ou não querer engravidar. E, se homens engravidassem, esse problema já estaria resolvido há muito tempo”, declarou, durante o debate “+Tolerância: relações entre Estado e religião no Brasil” integrante do evento Brazil Conference, promovido por alunos brasileiros das universidades de Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos. O vídeo foi divulgado pelo portal UOL.

Também participaram do painel a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e a deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC). Segundo Barroso, o aborto diz respeito às crenças religiosas das pessoas, que são individuais, e aos direitos fundamentais das mulheres. O ministro reforçou que a decisão de interromper uma gravidez é intrínseca às liberdades sexual, reprodutiva e de autonomia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?