metropoles.com

Mesmo no exterior, autor de blog que faz apologia ao estupro pode ser preso

Página que causou polêmica ao pregar o ódio contra minorias e incentivar violações a alunas da UnB não está isenta de punições por estar hospedada em outro país. Denúncias podem ser feitas à Polícia Federal e à Secretaria de Direitos Humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
USP Imagens
Quase metade dos domicílios brasileiros tem computador
1 de 1 Quase metade dos domicílios brasileiros tem computador - Foto: USP Imagens

Um site tem causado espanto a usuários de redes sociais. O blog denominado Reis do Camarote conta com postagens contendo discurso de ódio contra mulheres, gays, grupos feministas, negros e outros, além de apologia à violência, ao racismo e ao estupro. Os textos são datados de dezembro do ano passado a janeiro deste ano. Um dos mais recentes diz como se violentar alguém na Universidade de Brasília (UnB).

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), da Polícia Civil, apura o caso. A UnB também analisa o conteúdo da página.

Segundo a descrição do site, escrita em inglês, o conteúdo é ficcional e “somente tolos levariam os textos a sério”. Há também um aviso às autoridades, no qual o autor do blog se diz um cidadão naturalizado norte-americano e que a página estaria hospedada nos Estados Unidos, o que possibilitaria a ele escrever seus ideais sem responder pela lei brasileira.

Mas para o especialista em segurança na internet e sociólogo Marcello Cavalcanti Barra, os avisos são apenas uma forma de desincentivar possíveis denúncias. Ele esclarece que, mesmo que a descrição seja verdadeira, o autor não está livre das punições cabíveis.

“O fato de ele usar a língua portuguesa e dirigir as postagens ao público brasileiro pesam em caso de denúncia. Ainda se ele for um cidadão norte-americano, como afirma, estará sob as leis daquele país, que também condena tais conteúdos. Além do mais, Brasil e Estados Unidos contam com acordos de cooperação nesses casos, que ajudam na identificação de criminosos e punição deles”, afirma o especialista.

Internet/ReproduçãoNo caso das informações serem falsas, Barra, que também é pesquisador da UnB, afirma que o autor não deve ficar impune por muito tempo. “Mesmo com o site hospedado em outro país, há mecanismos para rastrear e identificar o usuário. As polícias brasileira e internacionais contam com pactos de cooperação, principalmente quando se trata de crimes como estupro e pedofilia. Uma vez encontrado, ele responderá pelos crimes tal qual na vida real, como apologia a violência e racismo”, explica.

Sem impunidade
O caso do blog atual relembra o episódio de quatro anos atrás, quando dois homens foram presos devido à publicação de conteúdos semelhantes ao do Reis do Camarote. Em março de 2012, Emerson Rodrigues e Marcelo Valle foram detidos em Curitiba, após ameaçarem gays e divulgarem um projeto de atentado na Universidade de Brasília. Ambos foram condenados a seis anos de prisão, sendo soltos após cumprirem um sexto da pena.

Segundo Marcello Barra, quem quiser denunciar conteúdos de ódio deve buscar a ajuda de órgãos competentes. “No caso de pessoas com psicopatias, como é o caso desses homens, juntar pessoas para xingá-los ou agredi-los surte pouco efeito. O ideal é entrar em contato com a Polícia Federal, que conta com uma divisão especializada em crimes de internet, ou com a Secretaria de Direitos Humanos“, sugere.

Ao ser questionada sobre o caso, a PF disse que “não comenta possíveis investigações em andamento”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?