metropoles.com

Caso dos 80 tiros ficará apenas com Ministério Público Militar

Fuzilamento matou o músico Evaldo Rosa e o catador de papel Luciano de Barros Goes. Nove militares suspeitos foram soltos no mês passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
evaldo-dos-santos-rosa_músico-morto-com-80-tiros1
1 de 1 evaldo-dos-santos-rosa_músico-morto-com-80-tiros1 - Foto: Facebook/Reprodução

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) determinou nesta terça-feira (11/06/2019), por maioria, que o Ministério Público Federal (MPF) deixe de investigar o caso conhecido como “80 tiros”, quando militares do Exército dispararam contra o carro de uma família, no Rio de Janeiro, e mataram duas pessoas. A investigação, portanto, passa a ser de responsabilidade exclusiva do Ministério Público Militar (MPM).

“A atuação do parquet militar é passível de críticas. A atuação no julgamento do habeas corpus é bastante questionável. Mas isso não é razão para eu decidir diferente. Não posso adotar o entendimento do MPF de que haveria julgamento parcial pela Justiça Militar”, afirmou o relator, o conselheiro Leonardo Accioly.

A proposta de suspender as investigações do MPF partiu do próprio MPM. O procurador-geral da Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, defendeu que apenas os promotores militares cuidem do caso do fuzilamento pelo Exército do Rio. A votação, entretanto, não foi unânime entre os 14 conselheiros.

No dia 23 de maio, o Superior Tribunal Militar (STM) determinou a soltura de nove militares presos pela morte do músico Evaldo Rosa e do catador Luciano Macedo, em Guadalupe (RJ). Na ocasião, o tribunal entendeu, por 12 votos a 2, que os militares não apresentam ameaça para a sociedade e podem responder em liberdade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?