Campanha de conscientização contra assédio sexual conquista adeptas no Twitter
Mulheres utilizam a hashtag #primeiroassedio para contarem o que sofreram e fortalecerem outras que ainda se sentem oprimidas
atualizado
Compartilhar notícia
A ONG de empoderamento feminino Think Olga lançou uma campanha que está nos trending topics do Twitter e uma das mais comentadas no Facebook.
Motivadas pelo assédio que uma das participantes do “MasterChef Junior“, de 12 anos, sofreu, uma das redatoras – que assina como TW – convidou mulheres de todo o país a se unirem virtualmente através da hashtag #PrimeiroAssedio, compartilhando suas experiências e fortalecendo umas às outras.
TW conta que a luta para o respeito feminino ainda é uma jornada longa. “Quando contei, na minha palestra no TEDxSãoPaulo, que fui assediada pela primeira vez aos 11 anos de idade, os ‘comentaristas de portal’ questionaram a veracidade da história. Como se a sexualização de meninas não fosse algo absolutamente normatizado na sociedade!” enfatiza na publicação do Facebook da ONG.
Obrigada a todas que compartilharam e continuam compartilhando suas histórias de #PrimeiroAssedio! Ontem levamos a conversa para o Twitter e o IBPAD – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados registrou a movimentação nesse gráfico incrível que mostra os mais de 2,5 mil tweets que a mencionaram a hashtag.
Repercussão negativa
Assim como os absurdos compartilhados nas redes sociais sobre a criança participante do “MasterChef Junior”, a campanha #PrimeiroAssedio não foi diferente. Alguns homens twittaram atrocidades negativas sobre as mulheres que, com coragem, ousaram compartilhar na rede social suas experiências.