metropoles.com

Brasileiro pede ajuda para resgatar filha em orfanato no Japão

Segundo o pai, a menina foi abandonada no país asiático pela ex-esposa. Ele diz não ter dinheiro para trazer a filha de volta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null

Allan Vieira Okuma, 35 anos, briga na Justiça para ter o reconhecimento da guarda da filha de 12 anos, que está no Japão. Segundo o pai, a menina foi deixada pela mãe (e ex-esposa de Allan) em um orfanato no país asiático. A mulher, que não foi localizada desde então, ainda tirou o sobrenome brasileiro do registro da filha. As informações são do G1.

Allan viveu por 14 anos no Japão, onde manteve o casamento ao longo de um ano e teve a filha. Após a separação, retornou ao Brasil, em 2014, por motivos pessoais. Morador de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, ele afirma promover uma campanha de arrecadação para que a filha viaje ao Brasil. “Minha filha precisa de mim e nem sabe que eu a quero. Não tenho ideia do que a mãe disse a ela”, diz o pai ao site.

Funileiro de profissão, Allan conta que ainda tentou trazer a filha quando retornou ao Brasil, mas a ex-esposa não permitiu. “Ela não queria me dar a guarda dela. Só que, quando cheguei ao Brasil, ela mudou de ideia. Mas aí eu já não tinha mais dinheiro para trazê-la. Ficou muito mais difícil”, afirma.

Em 2017, Allan retornou ao Japão e ficou lá durante três meses. Ela conta que ficava com a filha aos finais de semana, mas perdeu o contato com ela assim que chegou no Brasil. A ex-esposa ligou para o fuzileiro perguntando se ele queria ficar com a jovem. “Disse que se eu não fosse buscar ela ia colocar minha filha para adoção, mas eu achava que isso era mentira”, conta.

Por não conseguir mais morar no Japão, devido à legislação do país asiático, Allan criou uma vaquinha virtual. A meta é arrecadar R$ 10 mil. Até o fechamento desta reportagem, já foram arrecadados 75% da quantia necessária.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?