metropoles.com

“Direita entre aspas”: deputada federal bate boca com jovem na praia

Silvye Alves (União-GO) estava em praia de água doce às margens do Rio Araguaia quando entrou em conflito com jovem que a questionava

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Imagem colorida da deputada federal Silvye
1 de 1 Imagem colorida da deputada federal Silvye - Foto: Reprodução/Instagram

A deputada federal Silvye Alves (União-GO) aparece em um vídeo que circula na internet batendo boca com um jovem, que diz que ela é de “direita entre aspas”. Eles estão em uma praia de água doce, às margens do Rio Araguaia, na cidade de Luiz Alves, na região Noroeste de Goiás, a 520 quilômetros de Goiânia. A filmagem foi feita no último dia 20 de julho.

No meio da contenda, eles trocam farpas e ela o chama de “burro”, “filho da puta”, “moleque” e chega a conter a mão dele em um dos momentos.

Inicialmente, a deputada chama o rapaz de “burro”. Ele retruca: “Está gritando por quê?”. Então, Silvye diz que ele a está agredindo. Ironicamente, ele questiona: “Agredindo?”.

“Você está sendo ignorante e filho da puta comigo”, afirma a deputada. No vídeo, Silvye segura o celular aparentemente gravando o áudio da conversa. O celular que filma tudo está nas mãos de um terceiro.

Veja o momento:

Com o dedo em riste, Silvye chama o rapaz de “moleque”. “Eu falei com o (deputado federal Gustavo) Gayer com um dedo na cara dele, que ele é moleque. E você é moleque igual a ele”, diz ela em referência a um dos embates com o colega de Câmara.

“Só porque eu estou questionando a senhora? A senhora é uma pessoa pública”, diz o rapaz que também afirma: “É deputada federal, se passa de uma coisa, mas é outra”, provoca ele.

Pelas frases ditas por ambos, o motivo seria anterior ao encontro dos dois. O rapaz diz que ela é de direita “entre aspas”. “Essa é a direita, entre aspas”, afirma ele. Pela conversa, fica subentendido que ele a acusa de não defender os interesses da “direita”.

Quem é

O rapaz que aparece no vídeo tem um perfil no Instagram onde se apresenta como Pedro Lima, criador de conteúdo digital. Com 712 seguidores, a descrição autobiográfica dele expõe os temas: geopolítica, sociologia, intelectualidade e afirma ser membro do Movimento Conservador Brasil, que também é produzido por um jovem.

Nas publicações, que têm uma produção sofisticada, com iluminação própria e captação de áudio mais bem organizada, o jovem questiona jovens cristãos que se auto intitulam feministas e aborda ainda temas como aborto, entre outros temas.

Ele não segue o perfil da deputada, mas segue o perfil do deputado Gustavo Gayer, com quem Silvye já teve vários embates. No entanto, o parlamentar não acompanha as postagens do jovem.

Resposta

A assessoria de imprensa da deputada confirmou ao Metrópoles o diálogo com o jovem e acrescentou que ela foi abordada pelo rapaz sobre a deliberação do projeto de lei (PL) nº 8.889/2017, conhecido como PL da Globo. Um dos principais pontos do texto é a inclusão de plataformas de streaming e de conteúdo no rol de contribuintes da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine).

A nota afirma ainda que no vídeo, Silvye estava explicando que a votação ainda não foi realizada na Câmara dos Deputados. “No dia 15 de maio, a própria deputada Silvye Alves divulgou um vídeo gravado pelo deputado federal Nikolas Ferreira e outros três parlamentares esclarecendo que ainda não houve votação do PL da Globo”, diz a nota que ainda afirma haver desinformação sobre a deputada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?