Direção do Parque do Juquery diz que fogo atingiu 43% da vegetação
Prefeitura de Franco da Rocha, onde fica o parque, chegou a anunciar que fogo havia atingido cerca de 80% da área ambiental do local
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O incêndio que atingiu o Parque Estadual do Juquery destruiu 43% da área ambiental, segundo o gestor do parque, Adriano Candeias de Almeida.
O percentual foi calculado após voo de drone realizado na tarde desta quarta-feira (25/8) para estimar a extensão da destruição.
“O fogo ficou restrito ao perímetro de visitação, e a área nativa não foi atingida”, disse o gestor.
O parque é dividido em duas partes, uma de mata nativa, que é a última área remanescente de Cerrado em São Paulo, e outra onde funcionava o hospital psiquiátrico Juquery. Lá a vegetação sofreu alterações ao longo dos anos.
A Prefeitura de Franco da Rocha, onde o parque está localizado, chegou a anunciar a destruição de 80% do parque, o que foi desmentido pelo gestor nesta quarta.
O incêndio começou por volta das 8h do último domingo, quando um balão caiu e ficou enroscado na copa de um eucalipto, na face sul do parque.
Um acusado foi detido, pagou fiança de R$ 3 mil e liberado em seguida. Outras nove pessoas foram detidas e pagaram multa de R$ 10 mil.