metropoles.com

Dino sobre Zema e a polêmica frente Sul-Sudeste: “Traidor da pátria”

Termo utilizado por Dino é alusão ao parlamentar Ulysses Guimarães, falecido em 1992, e presidente da Assembleia Nacional Constituinte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
ministro flávio dino câmeras fardas - Metrópoles
1 de 1 ministro flávio dino câmeras fardas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, criticou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), e o chamou de “traidor da pátria” no Twitter. A declaração ocorre após a veiculação de uma entrevista de Zema ao jornal Estado de S.Paulo, na qual ele defende a criação de uma frente Sul e Sudeste em resposta ao estados do Norte e Nordeste.

No post, o ministro afirma que é necessário um país unido e quem trai a Constituição também trai a pátria, em alusão ao parlamentar Ulysses Guimarães, falecido em 1992. Guimarães, que era o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, foi um dos mais notórios políticos que lutaram contra a ditadura, em vigor no Brasil durante os anos de 1964 a 1985.

O governador mineiro Zema, por sua vez, respondeu as críticas que vêm sofrendo de diversas personalidades após a declaração na entrevista e afirmou que o objetivo não era diminuir outras regiões.

Veja o post:

Entenda

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou em entrevista que era preciso parar de “julgar que só [as regiões] Sul e Sudeste são ricos e só eles têm que contribuir sem poder receber nada”, e defendeu a criação de uma frente regional, complementando que os demais governadores da região também querem mais protagonismo na política e economia.

O embate socioeconômico entre as unidades federativas sempre existiu, mas se intensificou nos últimos meses, após a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, após 30 anos de debate. A temática dividiu as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste de um lado, que têm maioria no Senado Federal, e Sul e Sudeste, que têm maioria na Câmara, do outro.

É importante lembrar que após a aprovação de um projeto que teve tramitação iniciada na Câmara, o texto segue para o Senado, onde será analisado e votado. Se o projeto for alterado, ele retorna à Câmara e, então, segue para sanção ou veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que terá 15 dias úteis para tomar a decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?