metropoles.com

Dino se reúne com entidades para discutir violência contra jornalistas

Representantes de jornalistas vão apresentar documento com recomendações para a garantia do exercício livre e seguro da profissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Jornalistas da Band são agredidos por militantes bolsonaristas e tem equipados quebrados em Belo Horizonte. Na imagem, eles são cercados por vários homens - Metrópoles
1 de 1 Jornalistas da Band são agredidos por militantes bolsonaristas e tem equipados quebrados em Belo Horizonte. Na imagem, eles são cercados por vários homens - Metrópoles - Foto: Reprodução/Twitter

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reúne na tarde desta segunda-feira (16/1) com representantes de entidades jornalísticas. As associações vão abordar os casos recentes de violência contra a categoria e defender uma série de propostas para garantir a liberdade de expressão.

A reunião vai contar com a presença de representantes da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

Levantamento da Abraji e da Fenaj mostra que houve 16 casos de agressão contra jornalistas durante a cobertura do protesto violento de bolsonaristas radicais no dia 8 de janeiro em Brasília. Uma fotojornalista do Metrópoles foi agredida e roubada. Em todo o país, foram mais de 40 profissionais atacados, entre 8 e 11 de abril.

Na reunião com Dino, as associações de jornalistas vão apresentar um documento com 12 recomendações para a garantia do exercício livre e seguro do jornalismo.

Entre as recomendações, estão condenar publicamente ações de violência contra jornalistas, garantir investigação rápida de ameaças e agressões a comunicadores e acompanhar o cumprimento e desempenho da Lei de Acesso à Informação (LAI). Em dezembro, entidades de jornalistas apresentaram o mesmo documento ao Grupo de Trabalho de Comunicação Social, durante a transição de governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?