metropoles.com

Dino promete dobrar recursos para combate à violência contra a mulher

Atualmente, legislação prevê 5% do Fundo Nacional de Segurança Pública para a pauta, mas Dino diz que porcentagem será de 10%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida do Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que vai dobrar a porcentagem do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) destinada ao combate da violência contra a mulher.

“Ontem, eu decidi que nós vamos tornar obrigatório que 10% do Fundo Nacional de Segurança Pública sejam aplicados, a partir do ano que vem, em programas de violência contra a mulher”, declarou o ministro nesta quarta-feira (26/7), no programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC.

Desde março de 2022, a legislação brasileira prevê a obrigatoriedade de 5% do uso do FNSP no enfrentamento da violência contra a mulher. Dino diz que, a partir 2024, a obrigatoriedade será de 10%.

O FNSP é um fundo bilionário formado por recursos de loterias e usado para apoiar projetos de segurança pública nos estados e em cidades que possuem guardas municipais. A estimativa é que, só neste ano, esse fundo seja de R$ 2 bilhões.

Quando a lei foi sancionada, no governo Bolsonaro, o então ministro da Justiça e Segurança, Anderson Torres, prometeu que já cumpriria a cota de 5% em 2022.

No entanto, um estudo do Instituto Sou da Paz, divulgado pelo Metrópoles em maio, mostrou que a gestão passada usou só 0,2% desse fundo para combater a violência contra a mulher.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?