Dino prepara programa contra facções criminosas em meio a fogo amigo
Texto de Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas está pronto para aprovação de ministro da Justiça Flávio Dino
atualizado
Compartilhar notícia
Uma versão final do Programa Nacional de Enfrentamento a Organizações Criminosas está na mesa do ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) para avaliação. O documento foi elaborado pela equipe técnica da pasta nos últimos meses.
Isso acontece no momento em que o nome de Dino é cotado para o Supremo Tribunal Federal (STF) e que gestão na área de segurança pública vem sendo bombardeada com críticas por parte do Partido dos Trabalhadores (PT), que inclusive alega a falta de um plano para combater facções.
Segundo o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar (PSB), o programa de enfrentamento a organizações criminosas terá eixos como a integração das inteligências e a atuação nos portos brasileiros.
Fundamento usado por Dino
Em junho, Dino criou um Grupo de Trabalho que elaborou uma proposta de política nacional de recuperação de ativos, alinhada a esse programa de enfrentamento das facções. A ideia é criar uma rede integrada com os estados para a gestão dos itens apreendidos com organizações criminosas.
Os fundamentos do programa de enfrentamento a facções são os mesmos do Programa Amazônia Mais Segura (Amas), que usa recursos do Fundo Amazônia para a área de segurança pública.