metropoles.com

Dino: PF prendeu mais um envolvido nas mortes de Bruno e Dom

Polícia Federal prende suspeito ligado aos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips no Vale do Javari, Amazonas. Ministro confirma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
protesto pela morte do indigenista bruno pereira e jornalista britânico dom phillips - Metrópoles
1 de 1 protesto pela morte do indigenista bruno pereira e jornalista britânico dom phillips - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que a Polícia Federal prendeu, nessa quinta-feira (18/1), mais um suspeito de envolvimento nas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.

Em junho 2022, os dois foram assassinados no Vale do Javari, no Norte do Amazonas.

“Foi preso pela Polícia Federal [PF] mais um envolvido na organização criminosa que perpetrou os homicídios contra Bruno Pereira e Dom Phillips”, escreveu Dino nas redes sociais.

Segundo informações do G1, o nome do suspeito é Jânio Freitas de Souza, considerado braço-direito de Ruben Dário da Silva Villar, também conhecido como “Colômbia”, acusado de ser o mandante dos assassinatos, preso desde junho 2022.  A prisão aconteceu em Tabatinga, município do Amazonas, de acordo com informações repassadas pela PF.

No dia 22 de dezembro do 2023, a PF prendeu o segurança particular de Villar, por porte ilegal de arma de fogo, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa dele, no município de Benjamin Constant, no Amazonas.

Na casa dele, a equipe da PF encontrou uma pistola com a numeração raspada e seis munições de calibre 380. A ação fez parte das investigações que apuram o duplo homicídio.

Investigações

O inquérito policial que investiga a morte de Dom e Bruno já indicou os executores do crime e também os indivíduos que teriam ocultado os corpos das vítimas. No entanto, a Polícia Federal ainda investiga se há outros envolvidos no homicídios e quem seria o mandante.

Ruben Dário da Silva Villar está preso em Manaus, capital do Amazonas, por falsificação de documentos de identidade e por liderar uma organização criminosa transnacional armada, que está sendo investigada em outro inquérito que apura pesca ilegal e contrabando.

Julgamento

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) ainda julga os indivíduos apontados como responsáveis pela morte de Dom e Bruno. Os suspeitos estão presos, preventivamente em presídios federais no Paraná e Mato Grosso: os pescadores Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado”; seu irmão Oseney da Costa de Oliveira, chamado de “Dos Santos”; e Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?