metropoles.com

Dino pede informações a Lula, Pacheco e Lira sobre orçamento secreto

Ministro deu até 15 dias para que os presidentes da República, Senado e Câmara se manifestem sobre descumprimento de decisão do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fellipe Sampaio /SCO/STF
Foto colorida do ministro Flavio Dino, do STF - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do ministro Flavio Dino, do STF - Metrópoles - Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

O ministro Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu até 15 dias para que os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se manifestem sobre descumprimento de decisão da Corte que proibiu o “orçamento secreto”.

Flavio Dino também intimou o PSol para que se manifeste no mesmo prazo. A decisão do STF ocorreu em uma ação apresentada pelo partido que contestou a modalidade pela não identificação dos proponentes das emendas e a falta de critérios para distribuição dos valores.

A intimação do ministro aconteceu após a Associação Contas Abertas, a Transparência Brasil e a Transparência Internacional notificarem a Corte por suposto descumprimento do entendimento. De acordo com as organizações, há o uso indevido das emendas de relator, conhecidas como emendas PIX, pela não apresentação da autoria das emendas com rubrica RP-9.

“Uso indevido das emendas do relator-geral do Orçamento para efeito de inclusão de novas despesas públicas ou programações no projeto de lei orçamentária anual da União”, pontua as organizações.

Sobre o orçamento secreto

O orçamento secreto foi criado em 2019 e implementado em 2020. Ele autoriza os parlamentares a destinarem recursos que saem diretamente dos cofres da União sem que haja ampla transparência.

O STF decidiu, em dezembro de 2022, que a modalidade de liberação de dinheiro é inconstitucional por violar princípios de transparência, impessoalidade, moralidade e publicidade da Constituição.

As equipes de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco informaram ao Metrópoles que não irão se manifestar sobre o tema neste momento. A Presidência da República, por sua vez, não respondeu aos questionamentos da reportagem. O espaço segue aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?