metropoles.com

Dino visita Pacheco, mas nega conversa sobre STF: “Depende de Lula”

Dino está entre os cotados mas tem enfretado resistência no Senado Federal. Ministro participou de reunião com Rodrigo Pacheco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da justiça Flavio Dino
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da justiça Flavio Dino - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, negou, nesta quarta-feira (22/11), que tenha tratado sobre uma possível indicação de seu nome ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A declaração foi dada durante conversa com a imprensa no Senado Federal, após visita de Dino ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O nome de Dino está na lista de cotados pelo presidente Lula para assumir o posto da ex-ministra Rosa Weber, que se aposentou e deixou a Suprema Corte em setembro.

Lula ainda não oficializou a indicação de um nome para ocupar a vaga de Weber. Dino, pelo seu lado, enfrenta resistência no Senado Federal. O outro nome na lista é o de Jorge Messias, advogado-geral da União.

A agenda entre Dino e Pacheco também contou com rápida participação do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP). O senador é responsável por pautar a indicação de Lula na CCJ, onde o nome sugerido pelo presidente é sabatinado.

Questionado se a possível indicação foi pauta do encontro com Alcolumbre e Pacheco, Dino negou. “De modo algum. Isso depende de uma decisão do presidente Lula que eu sequer sei quando será tomada. O presidente Lula tem tratado isso com muito cuidado”, afirmou.

Dino fala do colega Alcolumbre

Dino pontuou que Lula deve fazer, “em breve”, indicações para outros cargos, como o da Procuradoria-Geral da República.

“Eu, como seu auxiliar, jamais trataria deste tema nem com ele e nem com ninguém. Meu papel é exatamente exercer a função de ministro da Justiça. Não trato deste assunto nem espiritualmente, nem comigo mesmo, nem com ninguém. Houve gesto gentil do presidente Alcolumbre. Somos amigos, colegas, vários senadores vieram aqui e fiquei muito feliz de reencontrá-los”, afirmou Dino.

O ministro foi ao Senado para oficializar uma parceria entre a Casa Alta e o ministério da Justiça para compartilhamento de dados sobre violência de gênero.

Indicação próxima

Interlocutores do presidente Lula ouvidos pelo Metrópoles afirmam que o mandatário deve oficializar a indicação à PGR ainda nesta semana. Além disso, o presidente espera agilizar a escolha de um nome para o STF. A ideia é de que ambas as indicações passem pelo Congresso Nacional ainda neste ano.

Além disso, fontes ligadas ao presidente pontuam que o mandatário não tem apenas Dino e Messias como opções. De acordo com interlocutores, Lula ainda tem estudado outros nomes para oficializar a indicação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?