Internet virou disputa sobre tipo de morte mais hediondo, diz Dino
Dino aproveitou lançamento de programa para controle parental na Internet para citar “briga de torcidas” sobre a guerra na Faixa de Gaza
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça Flávio Dino citou a guerra entre Israel e Hamas durante o lançamento de um programa para controle parental de redes sociais nesta segunda-feira (16/10). Para o ministro, houve uma polarização na Internet que evidenciou um discurso violento.
“Uma guerra terrível se transformou as vezes em disputa de torcidas, em que barreiras éticas são ignoradas. Um torneio para saber qual tipo de morte é mais hediondo. Lados e torcidas para saber se criança degolada é mais grave que queimada, e vice-versa “, declarou Dino.
Detalhes sobre os assassinatos de crianças e adolescentes na guerra, que começou há uma semana, foram fortemente debatidos nas redes sociais na última semana e usados para defender ou atacar um dos lados do conflito.
Programa sobre perigos na Internet
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta segunda-feira (16/10) o programa De Boa na Rede, com o objetivo de ajudar a proteger crianças e adolescentes de crimes na internet, os chamados crimes cibernéticos.
Na prática, o programa é um conjunto de dicas e instruções para os responsáveis acompanharem o que é acessado pelas crianças e adolescentes. Essas orientações formam uma espécie de biblioteca de segurança, que foi pensada em parceria com as redes sociais.
O lançamento aconteceu no Palácio da Justiça, com a presença do ministro da Justiça Flávio Dino, além de representantes de empresas tecnológicas e da sociedade civil.
Em sua fala no lançamento, a assessora de Direito Digital Estela Aranha explicou que o programa vai disponibilizar orientações específicas para cada rede social, como o X (antigo Twitter), Discord, YouTube, Instagram e Facebook. O programa também tem orientações sobre jogos eletrônicos e plataformas de streaming.