metropoles.com

Dino discorda de Rui Costa e diz que Anuário de Segurança é válido

Ministro Rui Costa atacou dados de pesquisa que mostravam Bahia com mais mortes violentas intencionais e por intervenção policial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem/ Metrópoles
Montagem com fotos coloridas dos ministros Rui Costa e Flávio Dino - Metrópoles
1 de 1 Montagem com fotos coloridas dos ministros Rui Costa e Flávio Dino - Metrópoles - Foto: Montagem/ Metrópoles

Diferentemente do ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que a pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança é válida e que, inclusive, é utilizada dentro do ministério.

Em entrevista para a Globo News em 14 de agosto, o ministro Rui Costa atacou o Anuário e disse que não reconhecia os parâmetros de comparação e os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que faz a pesquisa.

Acontece que no último Anuário, o estado da Bahia, governado por Rui Costa em dois mandatos, ficou em primeiro lugar nos rankings de mais mortes violentas intencionais e mais mortes por intervenção policial. A fala de Rui Costa foi vista como uma espécie de negacionismo em segurança pública por especialistas da área.

Pesquisas válidas

Nesta quarta-feira (30/8), ao ser questionado pelo Metrópoles se pensava como Rui Costa, Dino disse que não ouviu exatamente o que o chefe da Casa Civil declarou, mas quando a reportagem leu a transcrição da fala de Costa, Dino concluiu dizendo que a pesquisa do FBSP é válida.

“Eu não conheço os parâmetros do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O que eu posso dizer é que são pesquisas realizadas há muitos anos e nós usamos aqui no ministério, as secretarias estaduais usam, exatamente porque não há ainda uma base dados pública que consiga suprir dados dessa instituição e de outras. Então, nós usamos, ou seja, nós consideramos que é uma pesquisa válida”

A gestão de Dino tem se organizado para melhorar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, o Sinesp, para ter estatísticas de segurança próprias e em tempo real.

Um novo sistema aprimorado começou a ser testado em abril, de forma piloto, nos estados do Ceará, Pará, Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais, considerados exemplos quando o assunto é alimentação do sistema de informações sobre segurança do governo federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?