metropoles.com

Dino sai em defesa de condenações do STF por 8/1: “Justa resposta”

Ministro da Justiça, Flávio Dino defendeu que STF concretizou funções repressivas e preventivas do direito. Três foram condenados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro justiça Flavio Dino durante Sessão de posse dos senadores eleitos eleição 2022 STF - Metrópoles
1 de 1 Ministro justiça Flavio Dino durante Sessão de posse dos senadores eleitos eleição 2022 STF - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, usou suas redes sociais para apoiar o Supremo Tribunal Federal (STF) nas condenações dos três réus pelo ato golpista de 8 de janeiro.

“Acredito que essa incidência das leis significa uma justa resposta aos autores dos crimes e, ao mesmo tempo, uma diretriz preventiva em favor dos bens jurídicos tutelados, especialmente a Constituição e o Estado de Direito”, escreveu Dino em sua conta no X, o antigo Twitter.

Nesta semana, o STF condenou por maioria os réus Aécio Lúcio Costa Pereira e Matheus Lima de Carvalho a 17 anos de prisão por cinco crimes. Já Thiago de Assis Mathar foi condenado a 14 anos de prisão.

O quarto réu a ser julgado será Moacir José dos Santos. A data ainda será definida pela presidente do STF, Rosa Weber.

Dino: função preventiva

Dino acompanhou de perto a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, quando manifestantes bolsonaristas destruíram os prédios públicos em uma tentativa de golpe contra o presidente eleito Lula. Mais de mil manifestantes golpistas foram presos.

Ainda sobre as condenações, que foram as primeiras do caso, o ministro da Justiça defendeu que o STF concretizou as funções repressivas e preventivas do Direito Penal, ao aplicar as leis cabíveis a golpistas e participantes de atos violentos contra os Poderes da República.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?