metropoles.com

Dino anuncia criação de “Observatório da Violência contra Jornalistas”

Observatório será instalado no Ministério da Justiça e fará interlocução com o Judiciário e instituições de Segurança Pública, diz ministro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Justiça, Flávio Dino, aponta para frente durante coletiva no Palácio da Justiça - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Justiça, Flávio Dino, aponta para frente durante coletiva no Palácio da Justiça - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino anunciou nesta terça-feira (17/1) a criação de um Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas.

“Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de Justiça e de Segurança Pública”, disse Dino, que usou as redes para fazer o anúncio.


A medida foi anunciada dois dias depois da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pedir ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que fosse aberta uma investigação para identificar os responsáveis pelas agressões a jornalistas durante os atos terroristas do último domingo (8/1).

Dino se reuniu na tarde de segunda-feira (16/1) com representantes de entidades jornalísticas. Na reunião, as associações de jornalistas apresentaram um documento com 12 recomendações para a garantia do exercício livre e seguro do jornalismo.

O documento assinado pela associação lista ao menos 15 agressões a profissionais da imprensa que trabalharam na data. A ABI também menciona o ataque à uma fotojornalista do portal Metrópoles agredida, segundo a associação, por dez homens.

“[Os] crimes praticados contra os jornalistas tiveram como motivação principal a política doentia dos extremistas e os atos terroristas realizados, restringindo a livre imprensa e expressão dos profissionais. Além de violar de forma direta e inequívoca o Estado Democrático de Direito, coibindo que as informações referentes ao ato antidemocrático chegassem até a população brasileira”, argumenta o documento assinado pela ABI.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?