metropoles.com

Digitalização falhou e aumentou fila do INSS, admite governo

Declaração foi dada pelo secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, durante café da manhã em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
agencia do INSS – 502 sul
1 de 1 agencia do INSS – 502 sul - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo federal admitiu nesta quinta-feira (16/01/2020) que a digitalização do requerimento de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contribuiu para aumentar a fila de pedidos no órgão, que acumula 2 milhões de processos.

A declaração foi dada pelo secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, durante café da manhã com jornalistas na sede do Ministério da Economia, em Brasília.

Em 2019, o governo implantou a digitalização de serviços no INSS como uma das formas de ampliação do acesso a serviços do governo pela internet e telefone.

“A transformação digital dos serviços antecipou a demanda. Isso foi uma questão que a transformação digital levou. Antecipou a demanda em seis meses. Ao longo desse ano, o foco da transformação é melhorar os processos internos”, ponderou o secretário.

No ano passado, cerca de 94 mil requerimentos foram decididos mensalmente de forma automática. Em 2018, a média mensal foi de 9 mil.

Dois milhões de brasileiros aguardam a aprovação de benefícios do INSS, como aposentadorias. O instituto suspendeu a análise de pedidos de segurados feitos após a promulgação da reforma da Previdência, ou seja, desde o último dia 13 de novembro.

Técnicos avaliam que dois fatores degringolaram a situação: a fila de pedidos de benefícios herdada de 2018 e a demora do Dataprev no desenvolvimento do novo sistema com as regras da reforma. O governo estima que levará até oito meses para regularizar a situação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?