metropoles.com

Dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia não serão feriados

Informação foi divulgada pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (23/5). Contudo, empresas poderão negociar liberação de empregados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
MV5BZWU5NGQxZjYtNGExNC00OTY0LTk0NzMtY2E1NGY4NmZlZThhXkEyXkFqcGdeQXVyMjE4MzYxODE@._V1_SY1000_CR0,0,1418,1000_AL_
1 de 1 MV5BZWU5NGQxZjYtNGExNC00OTY0LTk0NzMtY2E1NGY4NmZlZThhXkEyXkFqcGdeQXVyMjE4MzYxODE@._V1_SY1000_CR0,0,1418,1000_AL_ - Foto: Divulgação

Em nota, o Ministério do Trabalho informou nesta quarta-feira (23/5) que não serão considerados feriados os dias de jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo da Rússia. No entanto, cada empresa pode decidir sobre a liberação dos funcionários para conferir a participação brasileira no Mundial.

A Copa do Mundo começa em 14 de junho e o Brasil estreia no dia 17, contra a Suíça. Depois, a Seleção enfrenta Costa Rica (22/6) e a Sérvia (27). As datas seguintes dependem de o Brasil passar da primeira fase.

De acordo com o ministério, caso os trabalhadores sejam liberados, deverá haver negociação para a compensação de horas ou de folgas. A ação é possível por causa da revisão das leis trabalhistas, responsável por flexibilizar esse tipo de regra.

A auditora fiscal do Ministério do Trabalho Erika Medina Stancioli explicou que, “de acordo com o parágrafo 6º do artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a partir da reforma trabalhista, se a compensação ocorrer no mesmo mês da liberação para os jogos, esse acordo poderá ser tácito e individual, sem necessidade de documento escrito ou validação do sindicato”.

Contudo, se a compensação de horas ocorrer em outro mês, as regras são diferentes. Caso o empregado opte por compensar a liberação em até seis meses, é necessário acordo por escrito. Após um ano, a negociação precisa passar pelo sindicato de trabalhadores da categoria.

Salário
Segundo o ministério, os acordos firmados devem garantir que o empregado não tenha prejuízo financeiro. Na prática, isso significa: se a folga previamente acertada com a empresa para os horários de jogos for compensada conforme o combinado, o trabalhador não receberá descontos no salário.

“Mas é importante deixar claro que esse acordo entre a empresa e seus funcionários precisa ocorrer. Se o trabalhador decidir faltar para assistir aos jogos deliberadamente, a empresa poderá considerar falta e descontar, além desse dia, também os de feriado e repouso”, esclareceu a auditora fiscal. (Com informações do Ministério do Trabalho)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?