Dias de Carnaval em Fortaleza têm a 2ª maior chuva dos últimos 50 anos
Entre sábado e domingo, a capital registrou 215,1 milímetros de chuva. Os prejuízos são de alagamentos, queda de energia e lojas danificadas
atualizado
Compartilhar notícia
Os primeiros dias de Carnanal em Fortaleza (CE) tiveram chuva forte, com recorde em índice pluviométrico. Segundo balança da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre 7h de sábado (10/2) e domingo (11/2), foram 215 milímetros de chuvas.
O índice é o segundo maior dos últimos 50 anos. Os dados da Funceme começaram em 1974 e a chuva registrada neste Carnaval ficou atrás apenas da precipitação de 2004, quando foram 250 milímetros.
O forte volume de água provocou estragos em ruas e avenidas, queda de energia, além de casas de lojas danificadas. Árvores caíram e o teto de um posto de gasolina desabou.
O Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas na capital, com perigo até esta segunda-feira (12/2). A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.