“Dia histórico”, diz Fufuca sobre condenação a racismo contra Vini Jr.
O ministro do Esporte, André Fufuca, comentou a condenação de três torcedores por ataques racistas contra Vini Jr., na Espanha
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Esporte, André Fufuca, se manifestou sobre a condenação de três torcedores que proferiram ataques racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior, na Espanha. O chefe da pasta considerou a punição um “dia histórico para o futebol” e fez um apelo pela paz no esporte.
O ministro escreveu mensagem em uma publicação no X (antigo Twitter).
Veja:
Dia histórico para o futebol! Em uma sentença inédita, três torcedores do Valência, que cometeram insultos racistas contra @vinijr, foram condenados a 8 meses de prisão e banidos por 2 anos dos estádios. Vamos lutar pela paz no esporte e permanecer vigilantes contra a violência.
— André Fufuca (@andre_fufuca) June 10, 2024
Os torcedores do Valencia Club de Fútbol foram condenados a 8 meses de prisão e 2 anos de banimento de estádios em jogos da Federação Espanhola de Futebol. Além disso, foram obrigados a arcar com os custos do processo. É a primeira vez que esse tipo de sentença é proferida no país europeu.
O presidente Lula não comentou o caso, mas republicou uma postagem do atleta em sua rede social.
“Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas ‘jogar futebol'”, escreveu Vini Jr. em post no X.
“Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”, seguiu o atleta.