Compartilhar notícia
O Dia do Maricultor é celebrado neste domingo (18/8) em Florianópolis, capital catarinense. A data homenageia os profissionais que fazem Santa Catarina ser responsável por 70% da produção nacional de moluscos, conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
O estado possui 356 maricultores, de acordo com o Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Epagri/Cedap). O dado é um reflexo direto dos 1,5 mil empregos que são gerados devido ao processo de produção de moluscos.
Foi no final da década de 1980 que a Epagri e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) introduziram a maricultura no estado. Na época, a intenção era oferecer uma fonte de renda complementar para pescadores artesanais, segundo o pesquisador e biólogo da Epagri/Cedap, Felipe Matarazzo Suplicy.
“Passados quase 45 anos de sua introdução, a atividade está presente em 12 municípios costeiros. Isso tornou Santa Catarina uma referência nacional como maior produtor de moluscos do Brasil”, afirma o pesquisador.
Ainda de acordo com ele, as duas instituições continuam pesquisando e difundindo tecnologias para o setor até hoje.
Leia a matéria completa no portal NSC Total, parceiro do Metrópoles.