Dia do Livro Infantil: escolas promovem rodas de leitura em Anápolis
De acordo com a gestão municipal, literatura infanto-juvenil contribui para desenvolvimento de estudantes da rede de ensino
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Parte fundamental na vida escolar de todos os estudantes, os livros literários compõem os materiais didáticos entregues aos alunos da rede municipal de Educação de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana. Em alusão ao dia 18 de abril, em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, nesta semana as unidades de ensino estão realizando contações de histórias, saraus e rodas de leitura.
De acordo com a gestão municipal, todos os livros adotados na rede de ensino da cidade foram escolhidos seguindo as determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para o secretário municipal de Educação, Alex Martins, a inclusão dos livros literários no dia a dia dos estudantes, e em momentos comemorativos como este, estimula a capacidade de concentração, memória, raciocínio e compreensão. “A Prefeitura de Anápolis se preocupa com todo o processo de ensino-aprendizagem nas unidades de ensino, por isso adquirimos também os livros didáticos que estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa dos nossos alunos”, aponta.
Foram entregues quatro obras para cada agrupamento escolar, da educação infantil até a primeira fase do ensino fundamental, ou seja, um livro a ser trabalhado em cada bimestre. Já para os agrupamentos da pré-escola são dois literários.
Para Suélia Ribeiro, professora na Escola Municipal Elzira Balduíno, “o mundo literário proporciona às nossas crianças a vivência com práticas culturais, situações cotidianas e outras regionalidades por meio de uma aprendizagem significativa e divertida”.
Os estudantes contam com títulos como “Uma escola assim, eu quero pra mim”, do autor Elias José, “A rainha rabiscada”, de Sílvia Orthof, ”A formiga”, de Flávio de Souza, e “Travesseiro travesso”, de Luiz Raul Machado, dentre outros.
Com informações da Prefeitura de Anápolis