metropoles.com

Dia da Mulher: ações de prefeitas são destaques em iniciativa de ONG

De políticas públicas de produção sustentável de energia a valorização da saúde mental, projetos de prefeitas recebem destaque de ONG

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem/Metrópoles
Imagem colorida das prefeitas Margarida Salomão, Cinthia Ribeiro e Francineti Carvalho - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida das prefeitas Margarida Salomão, Cinthia Ribeiro e Francineti Carvalho - Metrópoles - Foto: Montagem/Metrópoles

Dos 5.497 cargos de prefeitos no Brasil, apenas 663 são ocupados por mulheres. Diante da baixa representatividade feminina no Executivo municipal, o Instituto Alziras, organização sem fins lucrativos que busca ampliar e fortalecer a participação feminina na política nacional, tem uma iniciativa dedicada ao mapeamento de bons projetos feitos por prefeitas.

Pensando no Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8/3), o Metrópoles separou três iniciativas que englobam políticas públicas de produção sustentável de energia, valorização da saúde mental da população e revitalização da infraestrutura e da cultura local.

O Instituto Alziras, reconhece o trabalho das prefeitas por meio da Rede GPúblicas, plataforma pluripartidária focada na formação, articulação e cooperação feminina na política e na gestão pública.

Segundo mapeamento da própria organização sem fins lucrativos, grande parte das prefeitas se queixam de terem o trabalho “desmerecido”, bem como a falta de espaço na mídia em comparação a políticos homens.

Para Cíntia Melchiori, codiretora e cofundadora do Instituto Alziras, a importância da Rede GPúblicas é “mostrar como as mulheres são protagonistas de soluções para os problemas públicos”. Ela destaca que é necessário dar essa visibilidade ao trabalho delas “como uma forma de inspirar e promover uma troca de experiência entre as próprias gestoras”.

Os projetos das prefeitas

  • Palmas (TO)

Única mulher eleita para a gestão municipal nas capitais em 2020, Cinthia Ribeiro (PSDB-TO) comanda Palmas desde 2018. Sob a gestão da prefeita, o município passou a se tornar referência quando o assunto é geração de energia solar.

Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas

Por meio do Programa Palmas Solar, a gestão oferece descontos de até 80% no IPTU e no ITBI. O objetivo é mitigar a emissão de gases de efeito estufa e impulsionar a participação da energia solar na matriz energética do município.

Apenas em 2021, o impacto ambiental do programa foi equivalente ao plantio de 140 mil árvores, com 13,5 mil quilowatts de produção de energia solar.

Palmas apresentou o crescimento de mais de 150% da capacidade de geração de painéis solares instalados nos telhados residenciais, entre 2018 e 2021. Esse percentual representa a redução de 90% na emissão de CO2.

Além disso, a prefeita Cinthia instituiu as seguintes medidas: linha de ônibus exclusiva para mulheres e a instalação de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).

  • Abaetetuba (PA)

Com foco na saúde mental dos habitantes pós-pandemia da Covid-19, os projetos da prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho (MDB-PA) também foram reconhecidos pelo Instituto Alziras pela iniciativa social.

Imagem colorida de Francineti Carvalho, prefeita de Abaetetuba (PA) - Metrópoles
Francineti Carvalho, prefeita de Abaetetuba

Dentro desse projeto, vale destacar o CAPS Fluvial: uma parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial para levar atendimento psicológico à população ribeirinha.

Em uma rota por todas as 21 ilhas do município, são realizados cerca de 30 a 40 atendimentos em cada viagem. Desde o início do projeto, em setembro de 2023, ocorreram cerca de 180 a 240 atendimentos.

  • Juiz de Fora (MG)

A gestão de Margarida Salomão (PT-MG) em Juiz de Fora foi responsável por implementar um projeto de revitalização da infraestrutura e da cultura local, o programa Boniteza focou na zeladoria dos espaços públicos do município com ajuda da própria população.

Margarida Salomão - Metrópoles
Margarida Salomão (PT-MG), prefeita de Juiz de Fora

Em 2023, a prefeitura inaugurou o maior macro mural do Brasil no bairro Esplanada — primeiro painel artístico de casas de Juiz de Fora. Além de revitalizar o escadão, o projeto “Colorindo o Habitar” tinha como objetivo impulsionar a economia e o turismo na região.

A participação dos habitantes passou por todos os processos: desde a concepção da arte até a pintura das obras. Além disso, houve uma votação para a escolha dos becos e vielas ao redor do escadão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?