metropoles.com

Dia da Independência: manifestantes usam verde e amarelo na Esplanada

A aposentada Mabel Lobato, de 82 anos, veio de Minas Gerais para acompanhar o desfile pela primeira vez

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruna Nardelli/Metrópoles
7 de setembro
1 de 1 7 de setembro - Foto: Bruna Nardelli/Metrópoles

Antes do início do desfile de 7 de setembro, que marca a comemoração do Dia da Independência, uma série de manifestantes se concentram na Esplanada dos Ministérios. A maior parte deles usando vestimentas verde e amarelas. Um telão (veja abaixo) foi posicionado na parte de trás das arquibancadas para que aqueles que não conseguiram ingressos possam assistir às apresentações.

Entre os participantes está a aposentada Mabel Lobato, de 82 anos, que veio de Minas Gerais com a família especialmente para assistir à parada cívico-militar. Apesar de já ter visitado a capital federal em outras ocasiões, esta é a primeira oportunidade que ela tem de assistir ao evento de Independência.

“Acredito que o Brasil tem jeito, sabe? A confiança em dias melhores desperta a minha brasilidade. Este ano, enfim, tive condições de vir a capital da República fazer parte desta grande celebração”, declara.

Bruna Nardelli/Metrópoles
Manifestantes assistem às comemorações em telão na Esplanada dos Ministérios

A militar Priscilla Monteiro (foto em destaque), de 45 anos, saiu do apartamento onde vive na Asa Norte às 7h para torcer pela filha Letícia, 13. A pequena irá desfilar na parada.

“Ela é estudante do Colégio Militar e fará parte da festa. Ver ela exercitando o patriotismo desde cedo dá muito orgulho”, exclama. Para vibrar junto, a mãe trouxe a caçula, Clara, 10. “É importante resgatarmos o amor pelo nosso país e transmitirmos isso para as demais gerações”, acredita.

A reportagem encontrou alguns poucos manifestantes contrários ao presidente na Esplanada dos Ministérios que trajavam roupas pretas. A quantidade de apoiadores, no entanto, era muito maior.

Convidados 
Entre os convidados que dividiram o palanque com o presidente estavam o empresário Luciano Hang e os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Tereza Cristina (Agricultura) e o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB). A líder do governo no Congresso, Joice Hasselman (PSL-SP) e o líder na Câmara, Major Victor Hugo (PSL-GO), também estavam presentes, assim como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

5 imagens
Movimentação no Alvorada
Apresentação dos Dragões da Independência
Apoiador de Bolsonaro em frente ao Palácio do Alvorada
Bandeira sendo hasteada no 7 de setembro
1 de 5

Movimentação no Alvorada

Fotos, JP Rodrigues/Metrópoles
2 de 5

Movimentação no Alvorada

Fotos, JP Rodrigues/Metrópoles
3 de 5

Apresentação dos Dragões da Independência

Jp Rodrigues/Metrópoles
4 de 5

Apoiador de Bolsonaro em frente ao Palácio do Alvorada

Jp Rodrigues/Metrópoles
5 de 5

Bandeira sendo hasteada no 7 de setembro

Jp Rodrigues/Metrópoles

Mais detalhes
A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, recebe um desfile cívico-militar, neste sábado (07/09/2019), para celebrar os 197 anos da proclamação da Independência do Brasil. O evento começou às 9h e deve se estender até o final da manhã. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) participa da comemoração.

Este ano o tema escolhido para as comemorações é “Vamos valorizar o que é nosso”. O conceito é o mesmo adotado pela Semana do Brasil, iniciativa do Governo Federal para “estimular o patriotismo” e “ações promocionais no comércio varejista”. A campanha vai de 6 a 15 de setembro.

Mais de 4,5 mil pessoas desfilam nesta manhã, sendo 3 mil militares das Forças Armadas. A Esquadrilha da Fumaça também participa, com apresentação acrobática no céu da capital.

Principais eventos:

    • Chegada do presidente da República
  • Execução do Hino Nacional
  • Desfile Cívico Escolar
  • Desfile Cívico Militar
  • Esquadrilha da Fumaça

As arquibancadas têm capacidade para receber até 20 mil pessoas sentadas. Outra parte do público, como de praxe, acompanha a programação nos arredores da Esplanada. Foram montadas seis tribunas, sendo quatro do Governo Federal, uma de parlamentares e outra do Governo do Distrito Federal (GDF). A previsão de custos para realização do 7 de setembro é de R$ 971,5 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?