Dia D: testagem em massa será no dia 17 de setembro, diz governo
Queiroga deu um nova data para o grande dia de testagem da Covid-19. O Ministério da Saúde prevê usar cerca de 5 milhões de testes
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, na noite desta sexta-feira (3/9), que o grande dia da testagem em massa da Covid-19 será em 17 de setembro. Anteriormente, a pasta havia divulgado que seria no dia 15. A informação foi confirmada por Rodrigo Cruz, assessor especial da pasta.
Para o “Dia D” serão usados cerca de 5 milhões de testes.
O programa de testagem em massa contra a Covid-19 é promessa do governo federal desde maio deste ano. Os planos, no entanto, ainda não saíram do papel.
Testagem na feira
No mês passado, o governo fez um evento-piloto de testagem em massa na Feira dos Importados, local de grande circulação de pessoas no Distrito Federal.
“Aqui em Brasília é um piloto do que será feito no Brasil. A nossa meta é ampliar a testagem em pacientes assintomáticos, porque poderemos detectar os casos positivos e fazer o isolamento”, explicou Queiroga.
O ministro não deu um prazo para que o programa seja oficialmente implementado nos estados e municípios, mas disse que os gestores locais poderão replicar a estrutura utilizada no evento piloto.
Na ocasião, o ministro informou que as outras unidades da Federação receberiam testes em um período de até 30 dias.