DF e mais 10 estados começam a vacinar contra a Covid-19 nesta terça. Veja
Após atrasos na logística, 23 estados e o Distrito Federal receberam na segunda-feira (18/1) as doses do imunizante
atualizado
Compartilhar notícia
Após a aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e da Universidade de Oxford, fabricada em parceria com a AstraZeneca, o governo federal começou na segunda-feira (18/1) a distribuição do imunizante contra o coronavírus.
Até esta terça-feira (19/1), 23 estados e o Distrito Federal já tinham recebido as primeiras doses, que partiram do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Dos que receberam a vacina, 16 já deram início à campanha de imunização. São eles: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Piauí, Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso, Amazonas, Rio Grande do Sul e Bahia.
A princípio, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia divulgado que a vacinação começaria na próxima quarta-feira (20/1), em todo o país. Segundo ele, esse tempo entre a distribuição e a aplicação seria necessário para que os estados se organizassem e começassem a imunização de forma simultânea.
Após pressão dos governadores, no entanto, o ministro antecipou a campanha para essa segunda-feira. Mas problemas de logística atrasaram a distribuição dos imunizantes para os estados.
No Rio de Janeiro, as duas primeiras doses da Coronavac foram aplicadas no início da noite de segunda-feira, aos pés do Cristo Redentor.
No Amazonas, a primeira pessoa a ser vacinada contra o novo coronavírus foi a enfermeira Vanda Ortega, indígena do povo Witoto.
Já no Distrito Federal, o governo local anunciou que a campanha distrital de vacinação contra a Covid-19 terá início a partir das 10h desta terça-feira, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade de referência no tratamento local da doença, e em outras 15 localidades da rede pública.