metropoles.com

DF e GO: 12 pessoas são resgatadas em condições análogas à escravidão

Os 12 trabalhadores resgatados viviam em situações precárias, alguns deles sem acesso a banheiro e água potável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
goias trabalhadores encontrados em situação análoga a escravidao no df e em go
1 de 1 goias trabalhadores encontrados em situação análoga a escravidao no df e em go - Foto: Divulgação

Goiânia – Uma ação entre auditores-fiscais do Trabalho, do Ministério da Economia, cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira (2/4), resgatou 12 trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão no Distrito Federal e em Goiás. A força-tarefa foi realizada em conjunto com o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Federal.

Em Vicente Pires (DF), foram encontrados seis trabalhadores em uma empresa de produção de hortaliças. O local fica a cerca de 20 km da Praça dos Três Poderes, em Brasília, e também era utilizado para produção de agrotóxicos. Segundo a equipe de resgate, os produtos ficam expostos, o que traz riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores.

Além disso, os fiscais relataram que as condições dos alojamentos eram precárias, com fiações aparentes, sem água potável para beber e apenas um deles tinha a carteira de trabalho assinada.

Já em Alto Paraíso de Goiás, o alvo da força-tarefa foi uma carvoaria. No local, os trabalhadores não tinham acesso à banheiro e, em caso de necessidade, precisavam ir até o mato. Também não eram oferecidos equipamentos de segurança para a realização do trabalho.

De acordo com a fiscalização, os dormitórios estavam em condições precárias. Os trabalhadores não tinham armários e não havia vedação adequada na parede, o que permitia a entrada de insetos no local.

O nome dos empregadores e das empresas não foram divulgados. Os responsáveis pelos dois locais foram autuados e devem pagar, ao todo, R$ 44,9 mil de verbas salariais e rescisórias aos trabalhadores.

Nos dois casos, a equipe de fiscalização também determinou a interdição das atividades e a imediata retirada dos trabalhadores, que foram alojados em outro local, com melhores condições.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?