metropoles.com

Dezembro começa com temperaturas altas e chuvas em algumas regiões

De acordo com o Inmet, durante os próximos dias todas as regiões do Brasil podem ter máximas acima dos 30°C

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Com recordes de calor e seca, brasilienses tentam se proteger do sol Metropoles
1 de 1 Com recordes de calor e seca, brasilienses tentam se proteger do sol Metropoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Os primeiros dias de dezembro devem ser marcados por tempo instável, com chuvas em algumas regiões do país. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também aponta que, durante os próximos dias, todo o território brasileiro deve registrar máximas acima de 30°C.

O Inmet publicou, nesta segunda-feira (25/11), o informativo meteorológico do período de 25 de novembro a 2 de dezembro. Nesta semana as temperaturas ficarão elevadas em boa parte do país. No Norte e Nordeste, são previstas máximas entre 30°C e 36°C, podendo superar 38°C em algumas localidades ao longo da semana.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as temperaturas máximas devem variar entre 24°C e 36°C, enquanto no Sul as máximas estarão entre 20°C e 36°C no decorrer da semana.

Chuvas

No Sudeste, o tempo deve ser firme durante esta semana, com possibilidade de chuvas no leste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro a partir de sexta-feira (29/11), com aumento das áreas de instabilidade nos dias seguintes em quase toda a região, com exceção do centro-norte de Minas Gerais.

No Centro-Oeste, as instabilidades persistiram, proporcionando chuvas fortes em Mato Grosso e oeste de Goiás, com acumulados previstos acima de 40 mm. Já no Mato Grosso do Sul e centro-leste de Goiás, as chuvas devem permanecer abaixo de 20 mm nos próximos dias.

A meteorologia aponta que uma área de instabilidade no nordeste da Bahia e Sergipe deve provocar acumulados acima de 50 mm entre os terça-feira (26/11) e quarta-feira (27/11). No oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste de Pernambuco, as pancadas de chuva poderão ser isoladas, com acumulados previstos abaixo de 50 mm. Nas demais áreas, o tempo permanecerá quente e com baixa probabilidade de chuva.

As áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade também devem provocar chuvas no Norte ao longo da semana, com acumulados abaixo de 50 mm no Acre, Roraima e sul do Pará. Em partes do Amazonas e Tocantins, as chuvas podem superar 100 mm.

Na Região Sul, a semana começará com instabilidades no sul do Rio Grande do Sul,favorecendo chuvas em grande parte do estado, com acumulados acima de 50 mm. O deslocamento de um sistema frontal aumentará as chuvas na região, podendo gerar acumulados acima de 100 mm em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo da semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?