Dez repatriados se vacinaram contra a Covid ao chegar no Brasil
Ação do Ministério da Saúde promoveu a atualização da caderneta de vacinação dos 68 resgatados na Polônia que chegaram hoje a Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Entre as 68 pessoas resgatadas da Ucrânia que chegaram ao Brasil nesta quinta-feira (10/3), 10 foram imunizadas contra a Covid-19 logo após a recepção na Base Aérea de Brasília. O Ministério da Saúde realizou ação para atualizar a caderneta de vacinação dos repatriados.
Quatro tripulantes foram imunizados com a tríplice viral e cinco receberam doses contra a poliomielite. De acordo com a pasta, todos testaram negativo para a Covid.
Segundo a FAB, a Operação Repatriação transportou 43 brasileiros, 19 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. Do total dos 68 resgatados, 16 eram crianças – 12 brasileiras, três ucranianas e uma argentina. Oito cães e dois gatos também retornaram ao Brasil.
Todos os que estavam nas aeronaves foram recepcionados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e por outras autoridades do governo. Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) foram utilizadas na operação: um KC-390 Millennium e um VC-99B Legacy.
Inicialmente, apenas o KC-390 havia sido escalado para fazer o retorno dos cidadãos aos Brasil, mas o Legacy foi cedido pelo governo federal para transportar 11 passageiros, incluindo uma grávida e duas famílias com crianças de colo, uma vez que a aeronave é mais confortável.
O KC-390 pousou em Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira (9/3), e começou o retorno ao Brasil no mesmo dia. Antes de o grupo chegar ao Distrito Federal, foram feitas escalas em Lisboa (Portugal), Cabo Verde (África) e Recife (Pernambuco). Na capital pernambucana, cinco dos 68 passageiros desembarcaram. O restante seguiu para Brasília.
Veja imagens do desembarque: