metropoles.com

Dez marcas de azeite de oliva são recolhidas por fraude. Veja lista

O Ministério da Agricultura e Pecuária determinou o recolhimento de 10 marcas de azeite depois de identificar esquema ilícito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alto Astral/ Reprodução
Azeite de oliva em um recipiente de vidro
1 de 1 Azeite de oliva em um recipiente de vidro - Foto: Alto Astral/ Reprodução

Após identificação de um esquema ilícito de adulteração, importação e distribuição de produtos fraudados, o Ministério da Agricultura e Pecuária determinou a suspensão das vendas e retirada do mercado de 10 marcas de azeites de oliva extravirgem.

As marcas que foram retiradas dos mercados varejistas e atacadistas são: De Alcântara, Vincenzo, Terra de Óbidos, Serra Morena, Az Azeite, Almazara, Don Alejandro, Escarpas das Oliveiras, Mezzano e Uberaba.

Em nota, o Ministério da Agricultura esclareceu que a decisão é um desdobramento da Operação Getsêmani, que foi realizada nos dias 6, 7 e 8 de março em  Saquarema (RJ), Natal (RN), Recife (PE) e São Paulo (SP), com a participação da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Polícia Militar de São Paulo.

A operação fechou cautelarmente um indústria que atuava de forma clandestina em Saquarema, que resultou em 104,3 mil litros de azeite de oliva fraudados e múltiplos tipos de embalagens e rótulos. Também identificaram produtos em condições sanitárias inadequadas, que representam risco à saúde pública e concorrência desleal.

O ministério determinou, ainda, que as empresas precisam comunicar a pasta quando recolherem os produtos, a fim de que realizem “a devida ação fiscal para a correta destinação desses produtos”.

Para os consumidores que compraram as marcas, orienta-se não consumir e solicitar a substituição, segundo as regras previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?