metropoles.com

Dez estados têm alerta de perigo por causa das chuvas; saiba quais

O alerta das chuvas intensas tem sido estendido desde a quarta-feira (3/1) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metropoles
Faixa de pedestre com guarda-chuvas - Metrópoles
1 de 1 Faixa de pedestre com guarda-chuvas - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metropoles

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alertas de perigo por causa de chuvas ativos até o sábado (6/1) para vastas áreas do país. O número de cidades em alerta de perigo ou perigo potencial é de 2,2 mil.

São, ao todo, 898 municípios afetados pelo alerta laranja, de perigo, e pouco mais de 1,3 mil cidades afetadas pelo alerta amarelo, de perigo potencial.

Entre as capitais afetadas pelo alerta laranja, estão Belém (PA), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), e parte de Vitória (ES). São, ao todo, dez estados afetados.

No caso do alerta amarelo, encontram-se sob aviso as capitais Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Salvador (BA), São Luis (MA), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), e a outra parte de Vitória (ES).

Imagem colorida de mapa do Brasil com previsão do Inmet e alertas - Metrópoles
Os alertas de chuvas foram estendidos pelo Inmet até sábado (6/1)

Esta semana está sendo marcda pelos estragos causados pelas chuvas em Brasília – que, resultaram em ruas alagadas com carros passando pelas calçadas e mais de 60 famílias desabrigadas.

Em apenas dois dias, choveu o equivalente a 80% do esperado para o mês, e isso colocou o Distrito Federal em estado de alerta.

Intensidade das chuvas

No caso do alerta de perigo, a expectativa é que o volume das chuvas fique entre 30 a 60 mm/h, e pode chegar a 100 mm até o fim do dia. Há, ainda, a perspectiva de ventos intensos, que podem ser de 60 a 100 km/h.

Já o alerta de perigo potencial espera um volume de chuvas com variação de 20 a 30mm/h, ou 50mm/dia. Os ventos devem correr entre 40 a 60 km/h.

O aviso de perigo existe desde a quarta-feira (3/1), quando estava previsto que o alerta durasse até a quinta (4/1). Nesses dias, mais de 1,6 mil cidades estiveram em alerta laranja, e mais de 1,3 mil em alerta amarelo.

Busque ajuda

Atente-se às rajadas de vento. Caso precise de ajuda, busque informações pelos telefones da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

O recomendado é não se abrigar embaixo das árvores, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e não estacionar o veículo próximo a torres e placas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?