metropoles.com

Dez capitais cancelam Carnaval de rua por Ômicron e influenza. Confira

Das 27 capitais consultadas pelo Metrópoles, 11 estão indefinidas. Recife suspendeu, porém pode recuar, e BH liberou, mas não vai patrocinar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
carnaval de olinda
1 de 1 carnaval de olinda - Foto: Reprodução/Twitter

Pelo menos 10 capitais brasileiras cancelaram o Carnaval de rua em 2022. O aumento de casos da variante Ômicron da Covid-19 e de Influenza A H3N2 no Brasil levou prefeitos a bater o martelo sobre a decisão de não realizar a folia este ano. Ao menos 11 capitais ainda não definiram sobre o evento. Até o momento, somente o Recife decidiu provisoriamente suspender o Carnaval, mas não descarta uma reavaliação. Outras quatro das 27 capitais brasileiras não responderam.

Festas tradicionais, como as dos blocos de rua do Rio de Janeiro (RJ) e de Salvador (BA), não ocorrerão este ano. Se ainda havia dúvidas sobre a realização dos eventos, os surtos de Covid e de gripe após festas de Réveillon acabaram com as perspectivas.

Até o momento, além das capitais fluminense e baiana, Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA), São Luís (MA) e Distrito Federal descartaram realizar ou dar estrutura para a folia nas ruas.

6 imagens
Haverá nova reunião entre Paes e representantes de ligas na sexta-feira (7/1)
O DF segue o exemplo de várias capitais que cancelar a festa em 2022
Carnaval de rua em Brasília foi cancelado pelo governador Ibaneis Rocha
Folia de rua em Salvador também está cancelada
Recife tem carnaval entre os mais tradicionais do Brasil
1 de 6

Carnaval de rua está cancelado. Eventos privados podem acontecer no feriado.

Reprodução/Instagram
2 de 6

Haverá nova reunião entre Paes e representantes de ligas na sexta-feira (7/1)

Fernando Maia / Riotur
3 de 6

O DF segue o exemplo de várias capitais que cancelar a festa em 2022

Myke Sena/Especial para o Metrópoles
4 de 6

Carnaval de rua em Brasília foi cancelado pelo governador Ibaneis Rocha

Andre Borges/Especial para o Metrópoles
5 de 6

Folia de rua em Salvador também está cancelada

Divulgação
6 de 6

Recife tem carnaval entre os mais tradicionais do Brasil

Reprodução

Nessa quarta-feira (5/1), a Prefeitura de Olinda (PE), cancelou o tradicional Carnaval da cidade por causa dos aumentos de casos de Covid-19 e de Influenza.

Indefinição

São Paulo (SP), Maceió (AL), Manaus (AM), Goiânia (GO), Porto Velho (RO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Aracaju (SE) e Palmas (TO) ainda estão com indefinições acerca da realização da festa.

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a realização do Carnaval de 2022 dependerá do cenário epidemiológico da cidade na ocasião. A pasta, que faz parte da comissão de avaliação das atividades do Carnaval, irá apresentar os dados do quadro epidemiológico – relativo à Covid-19 – e de assistência hospitalar para a Prefeitura nesta quinta-feira (6/1)”, diz a nota.

Belo Horizonte (MG) informou à reportagem que não vai proibir a folia nas ruas da capital mineira, mas não vai financiar.

“Os desfiles das escolas de samba, blocos caricatos e blocos de rua são considerados manifestações culturais espontâneas de Belo Horizonte, não sendo necessária autorização prévia da administração municipal para a sua realização. No entanto, a Prefeitura de Belo Horizonte afirma que não irá patrocinar o Carnaval de Belo Horizonte 2022, bem como não realizará nenhum tipo de cadastro de blocos ou investimento em infraestrutura”, afirmou, em nota.

A cidade de Ouro Preto, a cerca de 100 quilômetros da capital mineira e com tradicional carnaval universitário, decidiu cancelar a festa.

O Metrópoles também tentou contato com as prefeituras de Boa Vista (RR), Teresina (PI), Macapá (AP) e Vitória (ES) mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Confira a situação das capitais pelo Brasil:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?