metropoles.com

Devolução de produtos pelos Correios aumenta 22% na pandemia

Entre abril e julho, foram quase 6 milhões de remessas reversas feitas pela estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Sobre o comunicando a deflagração de uma greve no próximo dia 4 de agosto
1 de 1 Sobre o comunicando a deflagração de uma greve no próximo dia 4 de agosto - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Desde o início do confinamento social estabelecido para combater a pandemia de coronavírus, comprar pela internet virou algo comum até para quem não tinha esse hábito. Várias abas abertas em lojas virtuais substituíram a ida ao shopping. Com o crescimento das vendas on-line, também aumentou o número de produtos devolvidos.

Foram 5,974 milhões de remessas reversas feitas pelos Correios entre abril e julho deste ano, 22,1% a mais do que no mesmo período do ano passado. As informações foram obtidas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com um pedido de Lei de Acesso à Informação (LAI).

Quando alguém adquire um produto a distância, existe a opção de devolvê-lo caso perceba que ele não serve ou que chegou danificado. Para isso, há a logística reversa organizada pelos Correios. Ela permite que o cliente retorne a mercadoria sem custos.

Em 2019, eram feitas 1,2 milhão de remessas do tipo por mês, com picos em outubro e dezembro, dois meses de forte consumo no comércio em geral por conta do Dia das Crianças e do Natal. Em 2020, a média até julho está em 1,4 milhão de devoluções mensais. O gráfico a seguir mostra quantas remessas reversas foram feitas por mês desde janeiro de 2019.

No período analisado, o mês com a maior quantidade de produtos sendo devolvidos pelos Correios foi julho, o último da série, com quase 2 milhões de remessas. Ele bateu o recorde anterior que era junho, com 1,7 milhão. Isso indica que o movimento está em crescimento, enquanto o confinamento social se estende.

Apesar da alta, não era isso que indicava o primeiro mês de fechamento de estabelecimentos comerciais no Brasil. Abril deste ano foi o período com a menor quantidade de devoluções, apenas 956 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?