Destroços de avião americano da 2ª Guerra são encontrados no Maranhão
Aeronave fazia rota entre África e Brasil e caiu em 1943, matando todos os tripulantes
atualizado
Compartilhar notícia
Destroços de um avião norte-americano usado durante a Segunda Guerra Mundial foram encontrados na Baía do Tubarão, no município de Humberto Campos, no Maranhão, na última semana. A aeronave fazia a rota entre África e Brasil e caiu há 78 anos.
O moradores da região conheciam os destroços, mas, apenas seis meses atrás, uma equipe técnica seguiu para a região a fim de fazer uma pesquisa sobre aspectos socioeconômicos e fatos históricos do município quando desconfiou da importância do achado.
A descoberta ocorreu durante uma oficina ministrada pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão (Setres).
“A queda do Bombardeiro B-25D, durante a 2ª Guerra Mundial, é um caso de um acidente que estava afundado na história. Era de conhecimento de alguns moradores, de forma superficial, mas não havia uma correlação do que se tratava, ou sua finalidade”, explica Wellington Matos, integrante da equipe técnica da secretaria.
O avião bombardeiro B-25D seguia para o norte da África, em 1943, quando passou por problemas técnicos e caiu. Os seis militares norte-americanos que estavam na aeronave morreram.
Segundo a prefeitura do município, o objetivo é resgatar os destroços para estimular a criação do Museu Histórico da cidade, que tem pouco mais de 26 mil habitantes.