metropoles.com

Desmatamento na Amazônia teve alta de 123% em relação a 2021, diz Inpe

Dados do desmatamento na Amazônia são em comparação com números de novembro de 2021. Ao todo, 555 km² foram alvos de desflorestamento no mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WILSON DIAS/ AGÊNCIA BRASIL
Desmatamento na Amazônia
1 de 1 Desmatamento na Amazônia - Foto: WILSON DIAS/ AGÊNCIA BRASIL

A Floresta Amazônica registrou, em novembro deste ano, a segunda maior área desmatada no mês desde que informações do tipo começaram a ser mapeadas, em 2015. Foram 555 km² alvos de desflorestamento, com alta de 123% com relação aos números do mesmo período no ano anterior. As informações do desmatamento na Amazônia são do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (9/12).

De acordo com o instituto, os maiores números de novembro mapeados são de 2019, quando 562 km² do bioma sofreram com o desmatamento. Mesmo assim, a área afetada deste ano é apenas 7 km² menor do que o valor recorde.

Os dados do Inpe mostram os estados do Pará, Rondônia e Mato Grosso à frente da destruição do bioma. Eles registraram, respectivamente, 26%, 21% e 19% do desflorestamento.

Em outubro de 2022, a área total prejudicada foi de 904 km², o que sinaliza uma queda de cerca de 38% em novembro. Porém, ao se considerar o acumulado do ano, o número surpreende: 10.049 km² desmatados. É um recorde de todos os números anuais registrados na série histórica desde 2015.

Conferência de Biodiversidade da ONU

O Canadá recebe, nesta semana, a 15º Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas, a COP15. Líderes de todo o mundo, além de organizações e ativistas do meio ambiente se reúnem em Montreal para traçar metas para reverter a perda da biodiversidade global até 2030.

É a primeira vez que o Brasil participa, ativamente, dos debates da conferência internacional. Nas edições anteriores, o país estava presente apenas como observador, por determinações internas da ONU.

A expectativa é que o país seja um importante porta-voz da temática da biodiversidade, principalmente depois do discurso do presidente Lula na COP27 que reafirmou a volta do Brasil para as pautas ambientais globais.

“O Brasil está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável e um mundo mais justo. O Brasil está de volta para reatar laços com o mundo, para cooperar com países mais pobres, estreitar relações com nossos irmãos latino-americanos e caribenhos”, declarou o petista durante a conferência climática.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?