Deslizamento: cidade na Serra Gaúcha pede evacuação de moradores
Barragem do Salto, em São Francisco de Paula (RS), passa por “status de emergência” em razão do risco de deslizamento de encosta
atualizado
Compartilhar notícia
A prefeitura de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul (RS), e a Defesa Civil da cidade alertaram na noite desta segunda-feira (13/5) para que a comunidade do entorno da Usina Hidrelétrica (UHE) Bugres Barragem do Salto evacue a região imediatamente devido ao risco de deslizamento da encosta.
Conforme a Defesa Civil, há o risco de deslizamento de encosta, que pode provocar ondas às margens do Rio Caí e reservatório.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a medida de evacuação é uma forma de precaução. Além do município, a população de ribeirinha de Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Canela, Gramado, Vale Real e Feliz também deve evacuar devido aos riscos.
Nas redes sociais, o prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzoli (PP), fez o pedido de evacuação da região aos moradores. “Saiam das suas casas, estamos com uma equipe de casa em casa avisando, por precaução somos obrigados a pedir que vocês evacuem o Salto”, aponta.
A prefeitura sugeriu que os moradores se dirijam ao Centro do Idoso, localizado na rua Antônio Francisco Lisboa esquina com a rua Carlos Barbosa, lugar que encontrarão abrigo e assistência.
Devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o número de municípios gaúchos atingidos subiu para 450, de acordo com a Defesa Civil nesta segunda-feira (13/5). No momento, são 147 mortos, 127 desaparecidos, 76 mil pessoas resgatadas e 538 pessoas desabrigadas.